Faturamento de times europeus cresce 20% | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Mundo do Marketing Esportivo

Faturamento de times europeus cresce 20%

Marcas estrangeiras impulsionam clubes da região

Por: | 05/03/2015

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

As equipes que participam das seis maiores ligas de futebol da Europa faturaram 687 milhões de euros em patrocínios na última temporada, um aumento de 20% em relação ao período anterior. A marca foi atingida, principalmente, graças ao apoio de empresas estrangeiras, que estão investindo alto para estampar suas marcas nos uniformes de importantes times. Esses são alguns dados mostrados pelo estudo "2014/15 Jersey Report", do Ibope Repucom, que apresenta um panorama do patrocínio esportivo nos principais campeonatos de futebol da Europa. 

A Liga Espanhola foi a que mais arrecadou com patrocínio estrangeiro: 86% do valor obtido com a inserção de logos nas camisas dos times vieram de fora do país. Depois, aparecem o Campeonato Inglês (75%), o Francês (68%), o Italiano (47%), o Alemão (24%) e o Holandês (19%). De maneira geral, os campeonatos Inglês (36%) e Espanhol (30%) foram os que tiveram maior aumento de faturamento na última temporada com publicidade deste tipo. Em seguida, aparecem as competições realizadas na Itália (21%), na França (13%) e na Alemanha (9%). Apenas a liga da Holanda teve um declínio de 5% na receita proveniente do patrocínio de camisas.

De acordo com o levantamento, o investimento estrangeiro, que tem incrementado a receita dos clubes europeus, vem principalmente do Oriente Médio. Apenas na última temporada, os Emirados Árabes Unidos e o Qatar gastaram aproximadamente 160 milhões de euros patrocinando times das maiores ligas da Europa.

Ibope Repucom, Patrocínio, Futebol

Comentários
Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss