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Patrocínio máster de uniforme garante visibilidade

Ibope Repucom mapeia a publicidade nas camisas

Por: | 23/02/2015

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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A frente das camisas e as mangas dos uniformes são os lugares que garantem maior visibilidade para as marcas que desejam investir em patrocínio nos times de futebol. A informação é do Ibope Repucom, que mapeou as formas de publicidade mais efetivas nos jogos do Campeonato Brasileiro. Para levantar o retorno que as empresas têm, o instituto, por meio do serviço Football 24, analisou as partidas da Séria A do Brasileirão do ano passado.

Em primeiro lugar, ficou o patrocínio máster com a frente dos uniformes: a área nobre das camisas garante exibição entre 200 a 250 segundos, ou seja, quase quatro minutos por jogo. Em seguida aparecem as mangas com exibição entre 150 a 200 segundos, mais de três minutos por partida. Com o mesmo índice, mas na terceira posição, aprece a inserção superior nas costas, que apesar de garantir o mesmo tempo de exposição que as mangas, possui menor importância quando relacionado ao tamanho, localização, aparições e fator de impacto.

As artes expostas em uma única manga, nos ombros (na frente das camisas) e as alinhadas ao escudo do time (área em que geralmente entra o patrocinador do material esportivo) possuem o mesmo tempo de exposição, entre 100 a 150 segundos, ou seja, até 2,5 minutos. A parte inferior das costas e o número são os que possuem menor visibilidade, até 100 segundos, pouco mais de um minuto.   

O estudo ainda mostrou também que a inserção de marcas em placas estáticas ao redor do campo de futebol e em tapetes ao lado dos gols traz boa visibilidade para os patrocinadores. As placas estáticas ficam expostas por bastante tempo (715 segundos, em média) durante as transmissões. Já os tapetes posicionados ao lado dos gols acumulam 277 segundos, em média, de exposição durante os jogos televisionados.

Além dos resultados obtidos pelo Football 24, o IBOPE Repucom constatou, desta vez por meio da pesquisa Sponsorlink, que o patrocínio esportivo é um fator decisivo para consumidores na hora das compras. Um exemplo é que 45% dos entrevistados escolheriam uma marca que apoia atletas ou times em detrimento daquelas que não possuem nenhuma relação com o mundo esportivo. Além disso, 56% da população compraram produtos esportivos oficiais no último ano. Os itens para futebol de campo lideram com larga vantagem o ranking de vendas, com mais de um terço das indicações (38%).

Ibope, Pesquisa, Futebol

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