Um domingo no autódromo | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Mundo do Marketing Esportivo

Um domingo no autódromo

Instituto Ayrton Senna atrai marcas

Por: | 19/10/2012

daniel@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

ayrton senna,marketing esportivoTodo apaixonado por esporte quer estar perto de seus ídolos, se identificar com a causa e colaborar de qualquer forma com as conquistas. Isso vale para qualquer modalidade esportiva. E o Instituto Ayrton Senna encontrou uma maneira de proporcionar momentos de satisfação para os fãs de dois esportes populares: automobilismo e corrida de rua.

A Ayrton Senna Racing Day, que chega à sua 9a edição neste ano, acontecerá no próximo dia 2 de dezembro, em Interlagos (São Paulo). A corrida de rua é disputada dentro do autódromo e tem uma peculiaridade: será realizada entre o GP Brasil de Fórmula 1 (25/11) e a famosa 'Corrida do Milhão' da Stock Car (09/12).

"Os participantes vivem a emoção de correr na pista onde o Ayrton Senna se consagrou como piloto. E, por acontecer apenas uma semana depois da Fórmula 1, o local e a cidade ainda 'respiram' o automobilismo", declara Irineu Villanueva Junior, Gerente de Marketing do Instituto Ayrton Senna.

Mesmo com a saudade do ídolo maior, a alegria no autódromo fica muito evidente. "As pessoas não vão apenas para correr. Elas aproveitam para conhecer a pista e os boxes. Além de interagir com objetos e fotos do Senna. Todos aproveitam muito durante o dia todo. É um domingo no autódromo", ressalta.

Veja um vídeo promocional do evento:
 

 

Benefício social
Segundo os organizadores, no ano passado, o montante arrecadado com as inscrições proporcionou o atendimento de mais de 32 mil crianças. O Instituto efetiva ações educacionais para grande parte do território nacional. Em 2012, a expectativa é atingir o mesmo resultado.

Outro dado importante: na última edição, cerca de 30 mil garrafinhas foram recicladas. Houve coleta seletiva do lixo e ainda processo de neutralização do carbono.

Patrocinadores
A cada ano evolui o número de empresas que patrocinam, apóiam e estimulam a participação de seus funcionários. "A gente percebe que vem crescendo o interesse. E o melhor é que essas empresas entenderam o nosso diferencial", diz Villanueva.

A questão esportiva é importante, mas o vínculo com a responsabilidade social se tornou fundamental para a credibilidade do evento. "Os patrocínios são diretamente ligados à causa do Instituto, pois a marca se associa a um evento solidificado", completa.

No local, as marcas patrocinadoras e apoiadoras realizam ações de Marketing para se relacionar com os participantes e visitantes. O trânsito de pessoas é grande no setor de exposição, conforme observa a organização. Além disso, a prova se torna um fator de impacto positivo nos programas corporativos de qualidade de vida. "A organização de uma prova de maratona com revezamento dentro de um autódromo é nossa exclusividade no Brasil. O fator desafiador da prova faz com que as empresas incentivem os seus funcionários, ajudando na motivação interna", lembra Villanueva.

Viabilidade
Na estratégia de organização da Ayrton Senna Racing Day, a divisão de faturamento segue o seguinte modelo: patrocínios são para viabilizar os custos da prova e as inscrições dos atletas são destinados para as atividades sócio-educacionais do Instituto.

Segundo o Gerente de Marketing, a intenção é levar a mesma prova para outras capitais do país. "Temos como meta transformá-lo num evento nacional. É bom para nós e para os patrocinadores que podem fazer contatos com outros públicos."

Atualmente, o Bradesco Seguros tem o posto de patrocinador oficial. Pioneer e P&G são copatrocinadores. Além do apoio de Embrael e Saucony.

Sobre a corrida
O percurso total tem cerca de 42 kilômetros. Podem disputar equipes de duas, quatro e oito pessoas. O limite de participantes é de 6.350 pessoas. Como a procura é grande, a organização fecha as inscrições, normalmente, com um mês de antecedência. Isso ocasionou, em 2011, uma fila de espera de mais de 3.000 corredores. "Queremos fazer uma prova confortável e segura", finaliza Villanueva.

Para participar, basta se inscrever pelo website oficial: http://www.ayrtonsennaracingday.com.br/

Comentários

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss