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Rally dos Sertões: ?Brasil é o país do off-road?

Evento chega em sua 20ª edição em 2018. De 18 a 29, será feito o maior evento off-road do Brasil

Por: | 16/08/2012

daniel@mundodomarketing.com.br

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O Rally dos Sertões chega a sua 20ª edição em 2012. De 18 a 29 de agosto, acontece o maior evento off-road do Brasil, com largada em São Luís (MA) e chegada em Fortaleza (CE)

A atratividade da competição com o passar do tempo parece só crescer, principalmente para os anunciantes. Neste ano, os organizadores pretendem ter um retorno de mídia em torno dos R$ 19 milhões. Uma constatação que confirma tal estimativa, por exemplo, em 2011, uma das equipes participantes, a X Rally Team, teve um retorno de aproximadamente R$ 2,5 milhões.

Vantagens para os patrocinadores
A maior aposta é na diferenciação do público impactado, que tem um poder de compra elevado e formador de opinião. "Além de o evento possuir uma notoriedade muito grande internacional no segmento onde atua", lembra Lucas Moraes, diretor de novos negócios da Dunas Race.

"Obviamente, por ser um evento que tem a duração de 10 dias seguidos, e por sempre aparecer na mídia nesses mesmos dias, isso proporciona uma lembrança muito forte das marcas para o consumidor. O Rally dos Sertões também cruza, em média, 5 estados e 11 cidades, proporcionando uma otimização no investimento regional para a companhia", completa Moraes.

Para Mario Santin, chefe da X Rally Team, "o Brasil é o país do off-road". Ele completa: "Em um país continental como o nosso, com tantos tipos de topografia distintos, onde a cultura country, ou sertaneja, ganha cada vez mais espaço, o rali é um esporte com vocação natural. Recentemente vi uma pesquisa que apontava a música sertaneja como a predileta entre jovens. Isso diz muito a respeito do nosso esporte também".

A equipe X Rally Team, segundo o seu líder, oferece uma gama variada de propriedades para o patrocinador, que vão muito além de simplesmente colocar adesivos nos carros. "Na verdade, nossa equipe conta com cinco veículos - dois de competição e três de apoio - que são caracterizados com as cores e os logos dos patrocinadores e acompanham toda a prova.

Temos uma atuação bastante forte nas mídias sociais, oferecemos trabalho de assessoria de imprensa e também abrimos a possibilidade de fazer eventos corporativos, usando nossos carros e equipe para atrair clientes e pessoas de interesse dos patrocinadores em atividades off-road", diz Santin.

Relacionamento com o público
Em cada largada ou em cada linha de chegada, o público fica muito próximo dos pilotos nas cidades por onde passa o Rally dos Sertões. "Uma das coisas que as pessoas mais gostam na época do rali é de tirar fotos ao lado dos carros. Elas se emocionam, é como se estivessem ao lado de um herói", lembra Santin.

Além disso, a identificação do povo brasileiro com a modalidade off-road é possível ver não apenas nas competições, mas também nas ruas das grandes cidades. Santin reforça dizendo que: "Se você levar em conta que o Brasil é provavelmente o país com mais versões off-road de veículos originalmente produzidos em versões mais, digamos, mansas, então irá concluir que o público local ama os ralis. Caso contrário as fábricas não venderiam versões off-road de veículos plenamente urbanos como um Palio ou Fox."

"É fácil notar que os ralis são uma forma eficiente de rejuvenescer uma marca ou de colocá-la ao lado do consumidor quando ele está, realmente, extasiado com um esporte que transpira emoção", reforça o chefe da X Rally Team.

Preocupação socioambiental
Além da organização das provas, existe a preocupação com os locais onde o Rally dos Sertões passa, pois muitos deles são carentes e de baixo nível de desenvolvimento.

"Sabendo disso, nós temos uma grande ação socioambiental, onde levamos toda uma estrutura na parte de saúde e educacional para estas pessoas mais necessitadas, sendo também uma grande oportunidade para parceiros colaborarem com estas ações, e contribuírem para um Brasil melhor."

Visão de futuro
Para continuar sendo a principal referência em ralis no país, daqui pra frente a manutenção de investimentos continuam sendo em tecnologia, competitividade, novos pilotos, novas categorias, entre outros.

Além disso, a Dunas Race tem como meta agora a popularização ao máximo o esporte. "Queremos conseguir espaços nas TVs, principalmente as maiores e relevantes, para que o público em geral conheça ainda mais o evento", avisa...

Segundo Lucas Moraes, na parte estrutural, para o ano de 2013, virão grandes novidades e que farão diferença na parte logística da prova.

O website oficial da competição é: http://www.sertoes.com/.

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