Começam as primeiras Olimpíadas ?social media? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Mundo do Marketing Esportivo

Começam as primeiras Olimpíadas ?social media?

O que as marcas planejaram para estarem presentes nas redes sociais durante o evento

Por: | 27/07/2012

daniel@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

olimpíadas,londres,marcas

Hoje, a partir das 17 horas (horário de Brasília), começam, oficialmente, os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres (Inglaterra). Quando a cerimônia de abertura se iniciar, veremos as primeiras Olimpíadas predominantemente "social media". Isso por que na última edição, em 2008, as redes sociais ainda engatinhavam. Desta vez, não. Facebook e Twitter, e outras redes, serão inundadas de informações, interações, imagens, vídeos, discussões etc. O volume será imenso.

Aliás, mesmo antes de iniciar, já podemos ver inúmeras mensagens relacionadas ao evento. E as marcas, como já fazem há anos, estão atentas para explorar o momento. Coca-Cola, Acer, Atos, Dow, GE, McDonalds, Omega, Panasonic, P&G, Samsung e Visa, todos patrocinadores oficiais, já estão fazendo suas ativações não apenas online, mas também presencialmente na cidade-sede das Olimpíadas.

Uma iniciativa que chama atenção é a do COI (Comitê Olímpico Internacional). A entidade criou um hotsite onde centraliza todo o conteúdo publicado pelos atletas e pelas federações no Twitter e Facebook. Vale a pena conferir, pois podemos saber em tempo real o sentimento dos principais atores do maior evento do esporte mundial.

A voz das redes sociais
Segundo a Networked Insights, 44% dos entusiastas das Olímpiadas - e que usam as redes sociais diariamente - aprovam a BMW como patrocinadora oficial. Outro dado interessante: 29% debatem e aprovam a Ralph Lauren como produtora dos uniformes das delegações britânica e norte-americana. Veja a pesquisa completa.

O Facebook, antecipando-se a possíveis questionamentos, se prontificou a analisar o ROI das ações feitas pelas marcas patrocinadoras. Mark Zuckerberg quer mostrar que sua rede social traz muito retorno. O acompanhamento não é inédito. Em 2010, na Copa do Mundo de futebol, o Facebook analisou o resultado das ações da Umbro durante o torneio.

As ações das marcas em Londres
Para conferir todas as ações de Marketing dos patrocinadores oficiais (mundial e local), não apenas nas redes sociais, o COI disponibiliza uma página com os principais acontecimentos das marcas nos arredores do parque olímpico.

Há ainda a fanpage oficial das Olimpíadas 2012. Já são mais de 3 milhões de curtidores.

Comentários
Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss