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Marcas patrocinadoras são as mais reconhecidas pelos torcedores

O que era sabido agora está comprovado em pesquisa: as marcas que são patrocinadoras de clubes, atletas e mídias esportivas têm mais reconhecimento dos torcedores

Por: | 21/06/2012

daniel@mundodomarketing.com.br

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O que era sabido agora está comprovado em pesquisa: as marcas que são patrocinadoras de clubes, atletas e mídias esportivas têm mais reconhecimento dos torcedores. Segundo o estudo Consumo Global de Esportes nas Mídias 2012, feita pela Perform, empresa especializada em mídias esportivas, as marcas que investem em patrocínios têm maior vínculo, não só afetivo, mas também de repercussão e consumo de seus produtos.

"A evolução da conectividade, dos dispositivos e das plataformas oferece uma grande oportunidade aos proprietários de conteúdos para engajar os fãs esportivos", declarou Chinelo Oliver, CEO da Perform.

TV é a favorita
A televisão ainda é a principal plataforma de comunicação entre os fãs de esporte. De todos os países consultados, a TV aparece como a preferida para se informar e acompanhar transmissões esportivas. Os novos recursos da TV digital, HD e 3D foram os principais fatores da manutenção desta liderança.

No Brasil, os telespectadores assistem, em média, a 10 horas por semana de conteúdo esportivo. Os brasileiros perdem apenas para os chineses, que ficam 11 horas em frente à TV, enquanto os europeus passam oito horas semanais torcendo pela TV.

Redes Sociais e Mobile
Nesta edição, a pesquisa detectou um grande avanço no acesso às informações do esporte por meio de redes sociais e dispositivos móveis (smartphones e tablets). Ambos aparecem na segunda colocação entre os meios de comunicação mais consultados. Dos 10 países pesquisados, em oito deles as redes sociais e o mobile se fixam na vice-liderança.

"Os torcedores estão se engajando com o conteúdo de uma forma cada vez mais sofisticada. É um grande ano para o esporte com a realização da Eurocopa e das Olimpíadas, e os fãs serão exigentes ficando em contato com estes eventos 24/7", lembrou Oliver.

A pesquisa
Em sua segunda edição, a pesquisa foi realizada entre fevereiro e março deste ano, em 10 países (Brasil, China, Reino Unido, EUA, Itália, França, Espanha, Alemanha, Rússia e Austrália). A coordenação e a publicação foram da própria Perform e sua TV Sports Markets, e teve a colaboração da agência KantarSport.

Para acessar o estudo completo é necessário preencher o formulário e solicitar o envio.

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