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Eurocopa 2012: show de ações de Marketing

Neste ano, o que estamos vendo é uma série de ações de Marketing promovidas pelas marcas patrocinadoras, ou não, da Eurocopa 2012, campeonato disputado na Polônia e na Ucrânia

Por: | 12/06/2012

daniel@mundodomarketing.com.br

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Neste ano, o que estamos vendo é uma série de ações de Marketing promovidas pelas marcas patrocinadoras, ou não, da Eurocopa 2012 (campeonato disputado na Polônia e na Ucrânia). McDonald´s, Hyundai, Carlsberg, entre outras empresas realizam ativações que já servem como benchmarking no mundo todo.

Os europeus organizam o seu campeonato de seleções como se fosse uma Copa do Mundo. Também realizada a cada quatro anos, a Eurocopa reúne os tradicionais países do velho continente. As marcas, é claro, aproveitam o interesse mundial para fazer ações de Marketing.
 
São promoções, premiações e muitas outras ações interativas com os seus consumidores. O torneio europeu de seleções deste ano mostra como as marcas evoluíram e cada vez mais apostam em campanhas interativas.

Os patrocinadores oficiais do torneio são: Adidas, Canon, Castrol, Coca-Cola, Continental, Orange, Telekomunikacja Polska, Hyundai, Carlsberg, McDonalds, SHARP e Djarum.

No website oficial do torneio, a Uefa criou uma página especial apenas com as ações de Marketing realizadas. Denominada Fans Area, é possível ver as iniciativas que estão sendo realizadas.

A seguir, algumas das iniciativas de divulgação feitas com os torcedores.

McDonald´s
 

mcdonald's,eurocopa

A rede de fast food diversifica a sua estratégia e aproveita alguns canais para fazer relacionamento. Em Portugal, por exemplo, faz o concurso "Alimenta a paixão", uma ação casada que aproveita o Dia dos Namorados e a Euro-2012. O vencedor ganha um iPad. Veja o vídeo da campanha:

Além disso, o McDonald´s disponibiliza mais dois sites que promovem interação com a sua marca. Um deles é o McDonald´s Fantasy Football, um game interativo para montar sua própria seleção e competir com os demais participantes. Outra ação é Passion Meter, um hotsite que permite aos torcedores de todos os países participantes enviarem os seus gritos de apoio.

Hyundai

hyundai,eurocopa

Iker Casillas (Espanha), Lukas Podolski (Alemanha), Karim Benzema (França), Daniel Sturridge (Inglaterra) e Giuseppe Rossi (Itália) são os garotos propaganda da montadora. A Hyundai é uma das patrocinadoras oficiais do torneio.

Uma ação foi a Be There With Hyundai, em que os torcedores escolheram as frases que iriam ser pintadas nos ônibus de cada uma das seleções participantes. No website da Uefa, a montadora criou um mapa com todas as frases escolhidas. 

Volkswagen

volkswagen,eurocopa

A montadora alemã, por sua vez, também aproveita o momento. Para promover a partida de amanhã (13/06), contra a Holanda, a Volkswagen disponibiliza um aplicativo mobile (iOs e Android) e social (Facebook) para os torcedores de ambos os países se enfrentarem em uma divertida disputa de pênaltis.
 
Curiosidade: foi a agência holandesa Achtung! que desenvolveu o aplicativo. Já foram batidas mais de um milhão de penalidades, segundo o site Marketingnews.es.

Telepizza

telepizza,eurocopa

Grandes eventos esportivos e televisivos atraem públicos de diversos perfis, não apenas os tradicionais fanáticos por futebol. Atenta a isso, a rede espanhola de pizzarias Telepizza (com 110 lojas na Espanha) aproveita para fazer ações nos jogos da atual campeã mundial e europeia.

Com a campanha "Si juega España. Todo cambia" (tradução livre: Se a Espanha joga, tudo muda), a rede distribui brindes, faz concurso cultural e até ações de guerrilha nas ruas. 

Domino 's

domino's,eurocopa

Outra rede de pizzas, a Domino's também usa o Facebook e um aplicativo mobile (iOs e Android). Na ação Domigoals, os torcedores podem acompanhar os resultados dos jogos em tempo real.

Cada vez que um gol é marcado, os primeiros 1.000 usuários que tocarem o "woohoo" (botão no aplicativo) serão inscritos em uma competição para ganhar vouchers para utilizar nas lojas da rede.

Movistar

movistar,eurocopa

Outra empresa que usa as redes sociais é a Movistar. Patrocinadora da seleção espanhola, a operadora de telefonia quer saber as reações dos torcedores durante as partidas do seu país no torneio europeu. Para isso, a agência Wysiwyg criou o aplicativo "El Sentimiento". Veja o hotsite.

Carlsberg

carlsberg,eurocopa

Uma das patrocinadoras oficiais da Eurocopa 2012, a cervejaria investe em ações interativas para promover os seus produtos. Uma delas é o seu aplicativo no Facebook. Os torcedores pintam os seus rostos com as bandeiras de seus países e postam na rede social.

A Carlsberg está premiando os melhores jogadores de cada partida. Veja algumas fotos. E também o gol mais bonito de cada dia.

Outra ação bastante difundida foi o comercial Carlsberg - Fan Academy. Nele, grandes jogadores da Inglaterra, como Bobby Charlton e Peter Shilton, aparecem para ensinar aos ingleses como torcer por sua seleção. O vídeo está sendo exibido nas televisões britânicas durante todo o torneio.

Orange

orange,eurocopa

A operadora de telefonia celular também marca sua presença. Com o jornalista francês Meet Edouard viajando por vários países do velho continente, a empresa quer mostrar as experiências, as reações e o sentimento dos torcedores com suas seleções durante a Euro-2012. Veja o hotsite.

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