Alcançando bons resultados em períodos turbulentos | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Marketing para PME

Alcançando bons resultados em períodos turbulentos

Planejamento Estratégico

Por: | 25/03/2015

basile@agmkt.com.br

Compartilhe

Empresas são entidades em movimento. Vendem produtos e serviços em mercados que mudam a todo o momento. Como planejar em meio a esse cenário mutante?

Um meio de minimizar erros no dia-a-dia da empresa e de encontrar algumas respostas é analisando os resultados obtidos até o momento, desenvolver um planejamento e acima de tudo criar meios que garantam implementação das ações.

Agora que estamos entrando em um período turbulento da economia brasileira, é importante realizar um autodiagnostico empresarial. Mas o que avaliar? Há quatro áreas em sua empresa que precisam ser examinadas de perto: MARKETING, VENDAS, FINANÇAS e PESSOAS.

Olhar para o MARKETING vai permitir que sua empresa avalie se o seu produto é diferente, se a linha de produtos é competitiva em relação à concorrência, qual a imagem dos produtos e da empresa para os consumidores, o grau de conhecimento do mercado onde você atua e se o seu produto ou serviço responde de fato aos anseios dos consumidores.

Analisando as VENDAS, você poderá compreender como é feita a distribuição de seu produto ou serviço, ou seja, se ele está atingindo os consumidores; se a sua estrutura de vendas é capaz de atender a demanda potencial; se a sua equipe está treinada e motivada e conhece o mercado e, o mais importante, se sua empresa conhece os clientes.

E as FINANÇAS? Avaliando esta área, você saberá o quanto seus produtos são rentáveis, quais deles têm mais rentabilidade do que os demais e o que fazer para tornar produtos deficitários em vacas leiteiras. Mais do que isso: a análise financeira vai permitir que você saiba se tem caixa suficiente para bancar o crescimento, o que vai exigir um planejamento financeiro que viabilize uma integração positiva entre marketing, vendas e finanças.

E, por fim, mas não menos importante aliás pelo contrário, as PESSOAS. Sua equipe está motivada e treinada? O pessoal conhece os objetivos da empresa? São profissionais certos nos lugares certos? Seus vendedores ou representantes acreditam no produto que vendem?

Como você vê, o autodiagnóstico é o início de um planejamento realmente eficaz, que vai mudar o patamar de desempenho de sua empresa. No entanto, este planejamento reúne atividades diferentes, que exigem expertises e habilidades que não são encontradas em uma só pessoa. Para que esta autoanálise empresarial não tenha uma única visão realize-a em conjunto com sua equipe. Visões diferentes, desde que sejam organizadas e direcionadas para um objetivo comum podem levar sua empresa a alcançar resultados cada vez melhores.

Agora, quer realizar um autodiagnóstico empresarial gratuito, clique aqui

Conheça www.agmkt.com.br e nossa Fanpage 

 

Comentários

Biografia

Sócio da AGMKT. Empresa especializada em marketing e comunicação para PMEs. Atua desde 1999 na área de Marketing para PMEs, atendendo mais de 150 empresas.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss