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Importância do Planejamento em tempos de recessão

Planejamento Estratégico

Por: | 18/07/2014

basile@agmkt.com.br

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"Persista em seu objetivo!

 Os persistentes não abandonam o seu objetivo, mesmo quando os outros desistem.

Com isso, conseguem até mesmo a parte daqueles que desistem. "

Masaharu Taniguchi

 

A palavra recessão causou, por anos, calafrios a nós brasileiros. E infelizmente ela começa a dar as caras novamente. Inflação crescente, gastos públicos muito acima do suportável, câmbio com forte tendência de alta e, claro, resultado pífio ou negativo do PIB brasileiro.

Neste cenário surge a questão: como a pequena e média empresa pode se preparar para este período turbulento?

Não existe uma solução mágica para esta pergunta, mas de uma coisa tenho certeza. As empresas mais bem preparadas, que possuem uma visão clara do rumo de seus negócios, que estão bem posicionadas em seu mercado, que possuem uma equipe alinhada e controle preciso de suas contas tendem a ter mais chances de serem bem sucedidas em períodos recessivos.

Neste sentido ter um planejamento estratégico estruturado, com definições de ações, onde cada profissional da empresa sabe claramente o que precisa ser feito, contribuirá para que empresa passe por esta fase com menos turbulência.

Por este motivo, estruturei as dicas abaixo. Boa leitura!

Planejamento Estratégico em 7 passos
Faça um autodiagnótico da sua empresa. Se ela estiver envolvida em uma guerra de preço sem fim, se os seus produtos ou serviços são praticamente iguais aos da concorrência ou se a sua equipe de vendas está desmotivada e desnorteada, está na hora de parar de reagir às ações do mercado e começar a agir por conta própria. O alinhamento de estratégias e objetivos a partir de um planejamento é um excelente começo.

Alguns passos são importantes para a construção de um plano. Que são:

Passo 1 - Antes de tudo, forme um grupo heterogêneo - com os principais membros de cada área da empresa - que será responsável pela elaboração do plano, divulgação interna e implantação das ações.

Passo 2 -  Faça a revisão ou definição do propósito do seu negócio, mesmo que você já tenha um definido. Proponha que os membros repensem os objetivos da sua empresa e juntos, pelo consenso, definam um propósito que represente o motivo pelo qual sua empresa existe.

Passo 3 - Reavalie ou defina os valores éticos e morais do seu negócio. Defina o que a sua empresa respeita e preza, levando em conta seu passado cultural, seu ambiente e principalmente suas crenças. Com este conjunto de valores claramente definidos será possível, por exemplo, contratar pessoas mais adequadas aos valores de sua empresa.

Passo 4 - Faça uma análise interna de pontos fortes e fracos e, olhando ao mercado, defina oportunidades e ameaças para o seu negócio, o que permitirá que todos os envolvidos tenham uma noção clara da situação da empresa, que pode estar em crescimento, em fase de inovação, estagnação ou extinção.

Passo 5 - Com este conjunto definido, elabore seus objetivos. Eles precisam ser ambiciosos, porém realistas, mensuráveis e com prazos pré-determinados. Lembre-se que o planejamento não deve ser estático. Deve ser usado como um instrumento de gestão e nunca colocado na gaveta. Não se esqueça ainda de avaliar continuamente, porque sempre serão necessárias mudanças.

Passo 6 - Defina ações para cada objetivo definido. Seja bastante criterioso e realista, defina ações que estejam de acordo com a realidade financeira de sua empresa e, principalmente, que sejam implementáveis, ou seja, que os membros de sua equipe tenham tempo e características necessárias para viabilizá-las. Para todas as ações defina prazos, tanto para início quanto para término e responsáveis.

Passo 7 - FAÇA ACONTECER!
Planejar é fundamental, porém fazer as ações saírem do papel é o grande desafio. Pela experiência na condução de mais de três dezenas de projetos envolvendo pequenas e médias empresas, não tenho dúvidas de que sai muito mais barato contratar, por um tempo pré-determinado, a experiência de profissionais que, além de proporcionarem uma visão externa, ajudarão a sua empresa a planejar e implantar o que foi sugerido. Pense nisto!

Persista!

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Biografia

Sócio da AGMKT. Empresa especializada em marketing e comunicação para PMEs. Atua desde 1999 na área de Marketing para PMEs, atendendo mais de 150 empresas.

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