Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Marketing para PME

Dicas para PMEs no uso das Redes Sociais

Planejamento para Redes Sociais

Por: | 01/07/2014

basile@agmkt.com.br

Compartilhe

Muitas pequenas e médias empresas possuem dúvidas de como utilizar as redes sociais. Por este motivo reuni algumas dicas importantes para facilitar a vida destas empresas no mundo digital, que são:

Planejar é preciso

Antes de se iniciar a aventura pelas redes sociais é fundamental planejar o que se deseja transmitir sobre sua empresa e de que forma irá interagir com seu público. É preciso ter foco e objetivo definidos para alcançar resultados. Para se criar engajamento é preciso divulgar não apenas assuntos comerciais, mas também informações relevantes sobre seu mercado, curiosidades do segmento e promoções, além de manter certa periodicidade de posts com textos e imagens atraentes.

Redes de diálogo

É importante estimular a participação e comentários dos usuários, porém é essencial estar preparado para esta interação e, claro, para responder aos questionamentos e até mesmo reclamações dos usuários. Saber administrar as críticas e respondê-las adequadamente, além de resolver o problema contribui para a consolidação da marca. Infelizmente a recíproca é verdadeira.

Conteúdo adequado ao seu público

Produzir conteúdos que tenham a ver com a empresa, mas que sejam relevantes aos usuários da página, e definir a linguagem adequada ao público, que transmita a essência da marca, são as primeiras ações que devem ser planejadas. Importante criar uma linha editorial com postagens que incluam informações institucionais, curiosidades sobre o segmento, temas motivacionais e assim por diante. 

Assiduidade e consistência

É importante manter certa frequência das postagens, mas sem deixar de lado a qualidade da mensagem. Não vale a pena encher a linha do tempo com posts pouco relevantes.  Posts precisam de consistência e periodicidade. Outra dica é ficar atento ao horário de maior participação do seu público para publicações mais relevantes.

Políticas de uso

É possível criar uma regra de utilização da página, informando aos usuários, por exemplo, que mensagens desrespeitosas e palavrões não serão aceitos. Porém é preciso ter bom senso, pois regras muito rígidas podem inviabilizar o relacionamento com os usuários e até mesmo prejudicar a marca.

Medição

Algumas empresas analisam apenas as questões numéricas como, quantidade de fãs, engajamento dos usuários e alcance das páginas, porém, é importante analisar também outros dados, tais como: economia de gastos que a rede social proporciona, quantidade de problemas resolvidos via página e até a fidelidade do consumidor nas mídias digitais. No mundo das redes sociais, mais importante do que a quantidade é a qualidade dos relacionamentos que se cria.

Conheça www.agmkt.com.br - Marketing e Comunicação para PMEs

Comentários

Biografia

Sócio da AGMKT. Empresa especializada em marketing e comunicação para PMEs. Atua desde 1999 na área de Marketing para PMEs, atendendo mais de 150 empresas.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss