Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Marketing para PME

Como enfrentar a concorrência?

Apreendendo com seu concorrente

Por: | 20/08/2013

basile@agmkt.com.br

Compartilhe

Em todos os lugares, todos os dias, empresas travam uma guerra silenciosa:  guerra para conquistar um novo ou manter um cliente,  por um "pedaço" de mercado, por uma "fatia" maior do bolso do consumidor, enfim para manter ou conquistar mercados.

Essa guerra mercadológica faz com que empresas trabalhem arduamente para serem cada vez mais competitivas, superando obstáculos em busca de resultados promissores.

Neste cenário, aprender com a concorrência é uma atitude gerencial inteligente que ajuda a minimizar os riscos do negócio. Acompanhar seus  passos deve ser uma rotina, porque as forças de mercado mudam a todo instante.

Sendo assim, toda pequena e média empresa deve saber responder as seguintes questões:

Quem são meus principais concorrentes?

Quais seus pontos fortes e fracos?

Qual a imagem de mercado que possuem?

Qual é a sua participação de mercado?

Qual é a sua estratégia de mercado?

Com que rapidez meus concorrentes reagem às minhas ações de marketing e vendas?

Portanto, conhecer a concorrência traz um conhecimento bastante valioso sobre o comportamento de mercado e sobre seu cliente. Toda concorrência deve ser encarada com uma fonte de aprendizado. Nem que seja para aprender o que não fazer!

Conheça AGMKT - Marketing e Comunicação para PME - www.agmkt.com.br

Comentários

Biografia

Sócio da AGMKT. Empresa especializada em marketing e comunicação para PMEs. Atua desde 1999 na área de Marketing para PMEs, atendendo mais de 150 empresas.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss