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Marketing para PME

Administrando o cliclo de vida da sua empresa

Entenda como gerenciar este ciclo na prática

Por: | 09/11/2012

basile@agmkt.com.br

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Você lançou um produto e as vendas estão em crescimento. Nesse momento você deve focar a distribuição, para reduzir custos e ampliar a promoção de vendas, para aumentar os resultados. Certo? Errado. Um produto em fase de crescimento de vendas deve ter distribuição intensiva e promoção de vendas reduzida, justamente para aproveitar a demanda crescente por parte do consumidor, sem comprometer desnecessariamente o resultado.

Conhecer os ciclos de vida de seus produtos e o que fazer em cada momento pode significar maiores ganhos e maior longevidade para o produto que, de outra forma, pode ter seus ganhos reduzidos em curtíssimo espaço de tempo.

A distribuição seletiva é mais adequada no momento de lançamento do produto, quando você pode focar sua distribuição através de canais específicos. Considerando os ciclos de vida como 4 momentos distintos: introdução, crescimento, maturidade e declínio, como usar a promoção de vendas em todas estas etapas?

Na introdução do produto, a promoção de vendas deve ser intensa e visar a experimentação; na etapa seguinte, o crescimento, a promoção de vendas deve ser reduzida, para aproveitar o embalo que o consumidor dá ao seu produto. No entanto, quando ele atinge determinado patamar de mercado e as vendas se estabilizam, a promoção de vendas deve ser retomada para estimular os consumidores de marcas concorrentes a trocarem para seu produto, pois, como você sabe, há sempre uma resistência ao novo. Por fim, uma vez constatado o declínio do produto, a promoção de vendas deve ser reduzida ao mínimo, justamente para se evitar perdas crescentes.

Mas não há só a promoção de vendas a considerar. Do ponto de vista de estratégias de Marketing, além de promoção de vendas há aspectos como produto, preço, distribuição e comunicação ou propaganda a avaliar, o que vai exigir a conjugação de várias ações simultaneamente.

Você pode fazer um auto-diagnóstico para começar a conhecer mais sobre seu negócio. Basta clicar aqui. . Mas é importante perceber que a ajuda estruturada de uma equipe que entende de pequenas e médias empresas pode ser o primeiro passo rumo a uma mudança de patamar. Pense nisso! 

conheça: www.agmkt.com.br

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Biografia

Sócio da AGMKT. Empresa especializada em marketing e comunicação para PMEs. Atua desde 1999 na área de Marketing para PMEs, atendendo mais de 150 empresas.

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