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Diferenciando as Landing Pages de seu portal

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Por: | 26/05/2015

rafa_villas_boas@hotmail.com

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Em 1980, Michael Porter lançou o livro "Competitive Strategy" (Estratégia Competitiva). Porter descreveu a estratégia competitiva como ações ofensivas e defensivas de uma empresa, em nosso caso uma IES, para criar uma posição sustentável dentro da indústria, do segmento do ensino superior. Seriam essas ações, uma resposta às cinco forças competitivas que o autor indicou como determinantes da natureza e grau de competição que cerca uma empresa.

Porter identificou três estratégias genéricas que podem ser usadas individualmente ou em conjunto para criar uma posição sustentável a longo prazo.

A primeira é a estratégia competitiva de custo, na qual a empresa centra seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor. Vale destacar PREÇO.

A opção pela estratégia competitiva de diferenciação faz com que a empresa invista mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado e qualidade, com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor. Vale destacar: Diferenciais ao Consumidor.

A estratégia competitiva de foco significa escolher um alvo restrito, no qual, por meio da diferenciação ou do custo, a empresa se especializará atendendo a segmentos ou nichos específicos.
Ocorre no Ensino Superior uma miopia estratégica generalizada que draga as instituições para uma competição por Preço. Todas acham-se diferenciadas, mas não comunicam esses diferenciais ao mercado.

Ao analisar a comunicação dos cursos de Administração de 4 grandes universidades em São Paulo, por meio de uma ferramenta de Cloud (que lê um texto, e produz um mosaico baseado em palavras mais repetidas ao longo deste), notamos - graficamente - a semelhança na oferta.
 

Quando seu futuro aluno depara-se com uma oferta igual, sua decisão torna-se baseada em conveniência.

No caso das IES privadas, em Preço e Localização
É importante buscar diferenciação na comunicação e no posicionamento da oferta. E é - relativamente - simples, produzir e comunicar esses diferenciais, destacando-se na percepção de seu público alvo.

Experimente colar o texto de seu curso de administração na Nuvem de Tags para Marketing Educacional.

Se o resultado ficar semelhante ao da imagem acima, preocupe-se. Ou oriente-se para seus custos para oferecer um preço - de fato - diferenciado ao seu mercado.

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O Marketing Educacional é imperativo para o crescimento institucional e inspirar-se em boas práticas pode fazer a diferença nas operações e carreiras dos executivos do segmento.

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