Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Marketing Digital

E-mail marketing: custo baixo e grandes resultados

Ferramenta presenta a melhor taxa de conversão

Por: | 26/11/2012

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

 

Se tomarmos o número de compras efetuadas em um site de comércio eletrônico e o dividirmos pelo número de visitas em um mesmo período, teremos a taxa de conversão. Agora, se tomarmos esse mesmo número de compras e o dividirmos pelo número de acessos provenientes de um determinado canal, então obteremos a taxa de conversão dessa ferramenta.
 
Nesse cálculo, segundo um estudo inédito de Marketing Services da Serasa Experian sobre Performance no e-Commerce, o e-mail marketing é aquele que apresenta a melhor taxa de conversão no comércio eletrônico brasileiro, com 2,53%, inclusive acima da própria média do varejo virtual, que é de 1,44%. Além disso, outras ações do marketing digital, como search, com 2,08%, e mídias sociais, com 1,18%, ficam atrás das campanhas de e-mail.
 
Esses números firmam o e-mail marketing não só como uma ferramenta para o relacionamento com o cliente, mas como uma maneira extremamente eficiente de alavancar negócios de forma assertiva e acessível, inclusive reduzindo os custos. "Quando falamos em e-mail marketing, as empresas veem uma mídia extremamente atrativa, com baixos custos, englobando poder de segmentação, personalização, além da possibilidade de desenvolver relatórios analíticos e comportamentais. Não é à toa que 90% dos e-commerces investem nessa ferramenta", afirma Marco Salvi, gerente de marketing e serviços ao cliente da Virtual Target.
 
Para se ter uma ideia de custos, enquanto as campanhas de e-mail marketing consomem valores inferiores a um centavo de real, variando de acordo com o número de disparos contratados, as ações de search, como SEO e Links Patrocinados, no formato de CPC (Custo por Clique), são caras e custosas.
 
Além disso, o e-mail marketing ainda apresenta participação de 9,39% no tráfego total da loja virtual e participação de 14,14% na conversão total de vendas, de acordo com o estudo da Experian Marketing Services.
 
Utilizado em nove dentre dez empresas, 65% desse subgrupo afirmam que o e-mail marketing está gerando retorno sobre o investimento (ROI) e que continuarão ou aumentarão os investimentos nesse canal. Enquanto isso, 17% afirmam que vão começar a investir nesse canal porque acreditam que o canal vai gerar ROI.
 
"O e-mail marketing é uma ferramenta que, ao longo dos anos, foi se adaptando às necessidades de seus utilizadores. Hoje, ele se apresenta como ótimo para relacionamento e muito bom para gerar negócios. As empresas que não entenderem como devem trabalhar o e-mail marketing e não desenvolverem campanhas assertivas estarão fora dessa onda de sucesso", explica Salvi.
Comentários

Biografia

Fique por dentro do Marketing Digital. Aqui você encontra conteúdo elaborado pelos especialistas do setor.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss