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O Social Opt In e o e-mail marketing

Conceito Social Opt In nas ações de e-mail marketing

Por: | 07/11/2012

pauta@mundodomarketing.com.br

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O Social Opt In e o e-mail marketingMilhões de informações trafegam todos os dias nas redes sociais. Somente no Brasil, os sites de relacionamento abrangem 86% de toda a população virtual do país. E toda essa movimentação de informação faz com que essas redes sejam verdadeiros mapas do tesouro para as ações de marketing.
 
Para falar sobre o conceito Social Opt In nas ações de e-mail marketing, conversamos com Alexandre Wyllie, Diretor de Marketing Services da Experian América Latina. Confira abaixo:
 
Segundo a Pesquisa Observador Brasil 2012, houve um aumento da proporção de usuários de Internet no país, que chegou a 44% em 2011. Dessa população virtual, 86% acessam alguma rede social. Dessa forma, as redes sociais são cada vez mais uma ótima fonte de busca de informações. Como o e-mail marketing pode se valer disso?
Alexandre Wyllie: Na verdade, já existe um conceito chamado "Social Opt In", em que o usuário utiliza o login dele nas redes sociais para se cadastrar ou utilizar determinados serviços. No e-mail marketing não é diferente: muitas empresas já começam a utilizar o sistema para colher mais informações sobre os usuários.
 
Quais as vantagens de uma empresa ao utilizar o Social Opt In no e-mail marketing?
AW: As redes sociais movimentam muitas informações sobre os usuários. A partir do tratamento e da identificação desses dados disponibilizados pelos próprios usuários, é possível traçar perfis e definir as mais personalizadas formas de abordar as pessoas e se relacionar a partir do e-mail marketing.
 
Existe alguma indicação de como se relacionar com os usuários de Social Opt In?
AW: Independentemente da forma com que o e-mail do usuário tenha sido inserido em sua base de dados para as campanhas de e-mail marketing, as boas práticas sempre devem ser seguidas, valendo-se sempre dos principais conceitos: segmentação, personalização e engajamento.
 
Existem cuidados especiais a se tomar com esses usuários?
AW: Segundo uma análise da Return Path, os usuários de Social Opt In são aqueles que apresentam maior taxa de reclamação no recebimento das campanhas. Ou seja, mesmo que tenham utilizado o login da rede social, é preciso estudar muito bem as informações adquiridas para que não haja esse tipo de problema, bem como para promover engajamento entre o usuário e a campanha.
 
Por fim, e extremamente importante, como fazer com que o usuário opte pelo Social Opt In?
AW: Existem algumas formas simples e eficientes de se conseguir o Social Opt In. Uma delas é baseada em promoções dentro das redes sociais, para as quais os usuários devem se cadastrar. Outra forma muito eficiente é o compartilhamento, em que é necessário haver o engajamento do usuário para realizar a ação.
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