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O canal ideal para início de storytelling

O foco sempre será gerar relacionamento

Por: | 02/10/2012

pauta@mundodomarketing.com.br

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O canal ideal para início de storytellingTransmedia storytelling. Esse conceito, que chegou ao país durante 2011 e se tornou uma das maiores tendências para esse ano, é a arte de contar uma história a partir de múltiplas plataformas de mídia e com uma nova mensagem em cada um desses canais, criando universos que se complementam para retratar perfeitamente a história.
 
Via televisão, web, rádio ou dispositivo móvel, o transmedia storytelling deve aproveitar o melhor de cada mídia e garantir que o público-alvo consiga não apenas compreender a história, mas que também vivencie uma imersão com engajamento por meio do conteúdo produzido, independentemente do canal pelo qual se conecta à narrativa.
 
No entanto, apesar de interligar diversas mídias, as campanhas devem ser iniciadas a partir de um veículo. Então, surge a grande dúvida: qual veículo?
 
Utilizado por oito em cada dez empresas, segundo dados da Pesquisa Marketing Visão 360º, o e-mail marketing é a ferramenta ideal para relacionamento com os consumidores. A partir das boas práticas, ele se torna relevante e direcionado, gerando interação. Com essas características, a boa campanha de e-mail marketing cria relacionamentos, é conveniente, prestativa, informativa, importante e desejada pelo destinatário.
 
Pois bem, para criar uma campanha de transmedia storytelling, é preciso utilizar o que há de melhor em cada canal e, no caso do e-mail marketing, é essencial utilizar a capacidade de iniciar uma conversa direta com o público-alvo e depois manter o relacionamento periódico.
 
Valendo-se da premissa de que o e-mail marketing deve ser esperado e desejado, é possível usar isso a seu favor em uma campanha de transmedia storytelling: oferecer níveis de conhecimento e experiência dentro da história, além de atualizar as narrativas, sustentando a lealdade do consumidor e leitor.
 
Outro ponto fundamental é não criar teasers para gerar expectativa. Relembrando o conceito, as mensagens devem ser entendidas separadamente, levando o consumidor a outras mídias para aprofundar a história.
 
Por fim, todas as novas características do e-mail marketing, passando por segmentação e relevância e resultando em engajamento, transformaram-no em uma ferramenta sensacional, capaz não só de gerar relacionamento, mas de criar histórias, ambientes e universos.
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