Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Marketing Digital

Entregabilidade nos provedores ? Gmail

Veja dicas sobre sistema inteligente de antispam, feedback, autenticação e reconhecimento de caracteres

Por: | 16/08/2012

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Com uma vida um pouco mais curta do que outros provedores, o Gmail, que foi lançado fora da versão beta em julho de 2009, vem, a cada dia, conquistando novos usuários, em ritmo de crescimento muito acelerado. O e-mail do Google foi projetado por especialistas com o objetivo de oferecer um produto intuitivo, eficiente e útil. Assim como outros produtos da marca Google, a filtragem do e-mail e a metodologia são muito rigorosas. O que se sabe é que a filtragem no Gmail é baseada, antes de qualquer coisa, em ações dos usuários.

Dando continuidade à série "Entregabilidade nos provedores", para que seu e-mail chegue com segurança e eficácia à caixa de entrada de usuários do Gmail, preste atenção nas dicas que a Experian Virtual Target preparou:

Sistema inteligente antispam: Primariamente, é possível dizer que o Gmail usa a comunidade de usuários para entender se um e-mail é ou não um spam e então direcioná-lo de forma segura para a caixa de entrada. Isso funciona com o número de vezes em que, manualmente, o usuário classifica o e-mail como spam. Quanto mais vezes alguém da comunidade classificar um e-mail como spam, mais inteligente o sistema se tornará.

Sem feedback: Ao contrário de alguns provedores, o Gmail não faz feedback loop. O que propõe é a lista de unsubscribe bem visível, o que permite que seja mais fácil a retirada de um e-mail de um mailing indesejado, por exemplo. Na ausência desse feedback, é importante que o remetente remova usuários inativos de sua lista para assegurar que e-mails não estão sendo enviados para pessoas que não querem recebê-los e que acabarão por relatá-los como spam.

Autenticação: O Gmail suporta inúmeros sistemas de autenticação, incluindo o SPF (Sender Policy Framework), DomainKeys e DKIM (DomainKeys Identified Mail), para que seja possível identificar que o e-mail é realmente pertencente à origem que diz ter. Além disso, faz uma verificação rigorosa de todos os remetentes antes de entregar o e-mail na caixa.

Reconhecimento de Caracteres: A equipe do Google usa um sistema chamado de OCR (Reconhecimento de Caracteres Óticos), desenvolvido pela equipe do Google Livros para proteger os usuários contra spams de imagens. Para isso, os algoritmos desenvolvidos conseguem classificar e mesclar os resultados de pesquisa do Google para combinar fatores que indicam que um e-mail é um spam.

Engajamento: O Gmail possui um recurso chamado "Gmail Priority" que permite aos usuários identificar e priorizar os e-mails mais importantes para eles. Quanto maior for o engajamento criado pelo remetente com seu usuário, mais aceitação no provedor ele terá.

Comentários

Biografia

Fique por dentro do Marketing Digital. Aqui você encontra conteúdo elaborado pelos especialistas do setor.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss