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Como a entrega está afetando seu faturamento

O primeiro passo é assegurar que sua reputação de IP e de domínio estejam em bom estado

Por: | 14/08/2012

pauta@mundodomarketing.com.br

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Como a entrega está afetando seu faturamentoEm um mundo perfeito, 100% dos seus emails deveriam ser entregues nas caixas de entrada dos seus destinatários sem nenhum problema. Seus assinantes deveriam receber suas mensagens com todas as imagens e links habilitados e passariam todas as manhãs lendo e clicando em seus emails.

Infelizmente, esta não é a realidade. No mundo real da entregabilidade de email, você terá que trabalhar duro para ser aceito na caixa de entrada. Isso significa manter uma boa reputação de IP e de domínio, mantendo em níveis baixos suas taxas de reclamação e de usuários desconhecidos, enviando um consistente volume de email e não sendo apontado como spam. Mesmo que seus emails cheguem na caixa de entrada, eles ainda assim poderão ser entregues com imagens e links desabilitados, significando que seus assinantes não poderão ver seu HTML corretamente impedindo alguma ação a partir do seu email.

O Impacto da Entrega na Caixa de Entrada
Primeiro, vamos avaliar o efeito que seus emails têm no faturamento da empresa ao serem direcionados para pasta de lixo ou para caixa de entrada. Vamos dizer, por exemplo, que você tenha uma lista com 1 milhão de assinantes e sua taxa média de entrega na caixa de entrada (IPR) seja de 65% - a média no Brasil. A taxa de conversão média de seu email semanal é de 2% e o gasto médio de seu assinante é de R$ 10,00. Considerando que seu IPR é de 65%, apenas 650 mil dos seus assinantes estão realmente vendo suas mensagens na caixa de entrada. Destes 650 mil, 2% irão converter, levando a um faturamento de R$ 130 mil.

Agora vamos analisar o que aconteceria se 100% de seus assinantes recebessem seus emails na caixa de entrada. Com uma taxa de conversão de 2%, você poderia alcançar um faturamento de R$ 200 mil. Isso significa que ao ter seus emails direcionados para a caixa de entrada, você poderia receber faturar R$ 70 mil a mais por campanha de email marketing. Com um email semanal devidamente entregue, você alcançaria um faturamento anual de R$ 3,64 milhões!

Imagens e Links Habilitados Fazem a Diferença
Mesmo que seus emails estejam sendo entregues na caixa de entrada, ainda assim há uma chance de que suas imagens e links sejam desabilitados pelo padrão do provedor de acesso (ISP). Na verdade, um estudo da MarketingSherpa de 2010 revelou que apenas 33% dos pesquisados tinham imagens habilitadas como um padrão. Isso significa que os assinantes não estão vendo os layouts que você cria para os seus emails e não estão aptos a clicar em nenhum link até que escolham fazer o download manual das imagens e habilitar os links. E sem estarem aptos a ver suas imagens e tomar ações a partir dos seus links, como você espera que seu assinante tenha alguma reação a sua mensagem? Isso representa um grande impacto no seu faturamento.

O Que Posso Fazer?
O primeiro passo é assegurar que sua reputação de IP e de domínio estejam em bom estado. Isso ajudará a melhorar a entregabilidade do seu email na caixa de entrada.Também, recomende aos seus assinantes para que te indiquem como um remetente preferido (whitelist) pois dessa forma suas mensagens terão um tratamento preferencial nas suas caixas de entrada (exemplo: imagens e links habilitados por padrão).

Finalmente, considere assinar o programa de certificação da Return Path, que é a maior whitelist da indústria. Ao se tornar certificado e ao manter bons hábitos de envio, seus emails serão automaticamente direcionados para caixa de entrada com imagens habilitadas tanto no Yahoo quanto no Hotmail/MSN, que são dois dos maiores e mais utilizados ISPs em todo mundo. Os resultados de ser certificado podem ser excelentes - pergunte ao Groupon! Uma vez certificada, a empresa viu crescer suas taxas de abertura de email e registrou um aumento de 6% nas taxas de click-through, que, baseado no tamanho da sua lista de destinatários, se traduziu em um crescimento de faturamento multimilionário.

* Por Joanna Roberts - Gerente de Contas da Return Path. Este conteúdo foi publicado originalmente no Blog Inbox Insider da Return Path.

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