Como aplicar o transmedia storytelling ao e-mail Marketing | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Marketing Digital

Como aplicar o transmedia storytelling ao e-mail Marketing

O conceito, baseado em múltiplas plataformas, pode ser usado para engajar a base de usuário, mas é preciso dar atenção a alguns detalhes para evitar que a mensagem não seja compreendida

Por: | 26/03/2012

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Posicionado como um dos conceitos que devem tomar o ano de 2012 como tendência, o transmedia storytelling é a arte de contar uma história a partir de múltiplas plataformas de mídia e com uma nova mensagem em cada um desses canais, criando universos que se complementam para retratar perfeitamente a história.

Então, seja via televisão, web, rádio ou dispositivo móvel, o transmedia storytelling deve aproveitar o melhor de cada mídia e garantir que o público-alvo consiga não apenas compreender a história, mas que também vivencie uma imersão com engajamento por meio do conteúdo produzido, independentemente do canal pelo qual ele se conecta à narrativa.

Como ferramenta ideal para manter relacionamento com os consumidores, o e-mail Marketing também é um dos canais a ser utilizado por esse novo conceito. Aproveitando o potencial das campanhas das mensagens eletrônicas e a nova tendência, selecionamos abaixo uma série de dicas de como utilizar as ações de e-mail Marketing junto com o transmedia storytelling.

1. Sincronia entre criação e meio: Para criar uma campanha de transmedia storytelling é preciso utilizar o que há de melhor em cada canal e, no caso do e-mail marketing, é justamente a capacidade de iniciar uma conversa direta com o público-alvo.

2. Nada de teasers: Apesar da força do e-mail Marketing em iniciar uma conversa, nada de teasers para gerar expectativa. As mensagens devem ser entendidas separadamente, levando o consumidor a outras mídias para aprofundar a história.

3. Ponte para outros canais: Por conta da capacidade de contato ativo com o usuário, o e-mail marketing tem a possibilidade de se tornar um "vendedor" dos outros canais. Links para redes sociais e hotsites, vídeos e até ofertas de outras peças, como games, filmes e livros, que venham a complementar a história, poderão ser apresentados juntos em uma das narrativas via e-mail Marketing.

4. Boas práticas a favor: Uma das principais boas práticas é que o e-mail Marketing deve ser esperado e desejado. Use isso ao seu favor em uma campanha de transmedia storytelling, ofereça novos níveis de conhecimentos e experiências dentro da história, que além de atualizar as narrativas, sustentam a lealdade do consumidor. Mas, cuidado! A redundância em uma narrativa pode levar ao fracasso da campanha.

Comentários

Biografia

Fique por dentro do Marketing Digital. Aqui você encontra conteúdo elaborado pelos especialistas do setor.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss