Quando falamos em e-mail marketing, logo nos vem uma série de ideias, como boas práticas, layout, interatividade. Dessa forma, há muito o e-mail marketing passou a ser visto como um dos principais meios de comunicação entre a empresa e os respectivos públicos-alvos.
No entanto, existem diversos níveis e variadas formas de estabelecer o relacionamento com a base de contatos. Devem ser levadas em conta: periodicidade em que o usuário acessa o conteúdo, relevância da mensagem, ações atrativas, entre outros métodos voltados para entender e estabelecer uma melhor comunicação com o cliente.
Confira abaixo algumas formas de melhorar o relacionamento com a base de contatos a partir da constância de interação com a mensagem:
- Contatos ativos: Estes são aqueles usuários que sempre apresentam algum tipo de interação com os e-mails enviados. Nesse caso, é importante manter uma frequência adequada no envio das campanhas de e-mail marketing. Além disso, a segmentação do conteúdo da peça de acordo com os interesses desse usuário é extremamente importante.
- Contatos "recém-inativos": Podemos identificá-los como os usuários que eram ativos, porém estão há cerca de três meses sem interagir com as peças de e-mail marketing. Tente, aos poucos, uma reaproximação com o cliente. Envie e-mails marketing atrativos e segmentados, faça algo diferenciado, como, por exemplo, um e-mail de saudade, abordando que sente a falta desse usuário dentro da loja e que está levando uma série de ofertas exclusivas, com um desconto especial, somente para ele.
- Contatos inativos: Após mais de três meses sem uma interação sequer com o e-mail marketing, esse contato passa a ser considerado inativo. O mais importante nesse momento é entender por que acabou sendo estabelecida essa distância. Gradativamente, envie mensagens com outros conteúdos, com formas diferenciadas, tudo com o intuito de atrair a atenção novamente e reconquistar o cliente.
Copyright © 2006-2019.
Todos os direitos reservados.