Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Marketing Digital

Prepare seu e-commerce para o Natal

O que o Natal representa para o e-commerce? Qual a singularidade desta festa em relação às outras datas comemorativas? Quais estratégias e ações de marketing digital ajudam a alavancar as vendas?

Por: | 09/12/2011

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

 

A época do Natal representa um período auspicioso para o e-commerce - estima-se que 30% do faturamento do setor ocorra neste período. No entanto, não basta vender. É preciso oferecer uma infraestrutura adequada para atender aos clientes e encaminhar os pedidos. Em entrevista exclusiva para newsletter da VIRID, Daniel Nepomuceno, que já cuidou das operações de e-commerce de empresas como Renner e TIM e hoje é CEO da loja virtual Meu Amigo Pet, fala sobre as estratégias e cuidados que uma loja de e-commerce deve adotar para aproveitar ao máximo esta época de festas. O profissional afirma que a logística é a engrenagem fundamental nesse período e que o e-mail marketing é indispensável para comunicar ao cliente sobre produtos exclusivos e promoções.
 
1. O que o Natal representa para o e-commerce? Qual a singularidade desta festa em relação às outras datas comemorativas?
Para o comércio varejista em geral, e não apenas para o e-commerce, a época do Natal significa mais procura e compra de produtos. Para se ter uma ideia de como esta época é importante para os negócios, as vendas natalinas respondem por aproximadamente 30% do faturamento anual de uma loja varejista virtual.
 
2. Quais estratégias e ações de marketing digital ajudam a alavancar as vendas neste período do ano?
Primeiro, é importante entender que há um aumento natural de vendas e também de competição entre as lojas de um mesmo segmento. Então, é normal que estratégias como promoções e frete grátis sejam adotadas por inúmeras empresas. Portanto, possuir um diferencial é imprescindível, pois os clientes sempre procuram o que traz mais comodidade para eles.
 
Inovar e oferecer entrega grátis, em local escolhido pelo consumidor, pode ser uma boa estratégia, mas é necessário estar preparado desde cedo: normalmente, as vendas do Natal começam na segunda quinzena de novembro, quando o salário e parte do 13º já estão na conta bancária de boa parcela da população.
 
3. No caso das lojas virtuais, a época de Natal implica um aumento significativo na demanda, não?
De maneira geral, os acessos aos sites costumam dobrar nos últimos meses do ano. Para evitar qualquer tipo de problema, é bom, já em outubro, contatar os responsáveis pelo servidor de sua empresa, conversar com a companhia que faz as entregas para você, contratar mão de obra extra para não correr riscos de ficar sem ninguém na hora em que precisar. Tudo isto para que o mínimo de erros seja cometido quando a demanda for muito alta.
 
Um exemplo disto é que, ano após ano, a logística é o principal alvo de reclamação dos consumidores. Presentes não chegam a tempo e isso, inclusive, influencia muitas pessoas a não comprarem mais pela internet. Uma alternativa é possuir frota própria de veículos para entregar na região em que você opera, o que minimiza o problema - como nós, do Meu Amigo Pet, fazemos.
 
4. As festas de final de ano são o momento para "ficar de olho" na logística, portanto?
Sim, essa é a maior preocupação. A tecnologia para compras online evoluiu muito e os índices de confiabilidade para comprar no meio digital giram em torno de 88%. Porém, os serviços de logística não conseguem acompanhar esse crescimento rápido que vivemos. E quando falo em logística, não me refiro às empresas, que terceirizam o serviço, e sim à situação do Brasil de forma geral. Ainda somos muitos deficientes nesse segmento.
 
5. Voltando à questão do desempenho nas vendas: investir em e-mail marketing pode trazer bons e mais resultados?
O e-mail marketing gera resultados durante todo o ano, mas no Natal o número de acessos aumenta. É importante sempre estar atento a essa ferramenta. Não basta se preocupar apenas em enviar promoções. É preciso criar canais de relacionamento e oferecer ofertas ou conteúdos diferenciados para quem é cadastrado.
 
É normal, por exemplo, que produtos exclusivos sejam oferecidos durante o Natal. Para criar um benefício adicional aos usuários cadastrados na sua base de e-mails, você pode enviar uma mensagem dizendo que está trazendo um produto novo do exterior e que aqueles consumidores cadastrados terão prioridade e descontos. Desta forma, você mantém uma boa relação com o público-alvo.
 
6. E as redes sociais, como podem repercutir positivamente produtos ou marcas nesse processo?
Para funcionar corretamente, as redes sociais devem ser alimentadas diariamente, com ofertas, sorteios e promoções destinadas apenas aos seguidores. Na época do Natal, a principal mudança que notamos aqui no Meu Amigo Pet é o resultado das promoções - muito maior se comparado a outros momentos do ano, já que os nossos seguidores compartilham os links das nossas promoções com os amigos.
 
7. Qual a importância de uma data comemorativa como o Natal no processo de fidelização de novos clientes?
Vi uma pesquisa que afirma que mais de 90% das pessoas acessam o computador apenas verificar os seus e-mails. Sabemos que no Natal há pessoas que compartilham nossas mensagens com outras que não estão na nossa base. Isso mostra como o e-mail marketing pode atrair novas pessoas para a nossa lista de e-mails em épocas festivas.
 
Nas redes sociais, é possível também ter uma boa dimensão disso, pois qualquer informação na rede é viralizada rapidamente. O número de seguidores cresce por causa das promoções, e o contato permanente com esse grupo de consumidores garante a permanência deles na base de clientes da empresa. Se a sua marca ainda é bem vista, a fidelização fica mais fácil.
 
Algo que as redes sociais também provocam é cadastramento de mais pessoas no nosso mailing. No entanto, muitas delas estão lá apenas para ver as ofertas, e não para comprar. O que mostra como papel do e-mail marketing é importante, pois essa ferramenta permite uma taxa de conversão em vendas muito maior.
Comentários

Biografia

Fique por dentro do Marketing Digital. Aqui você encontra conteúdo elaborado pelos especialistas do setor.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss