Conceitos: Opt-in e Soft Opt-in | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Marketing Digital

Conceitos: Opt-in e Soft Opt-in

Aqui está uma boa e velha discussão do mercado. Você sabe qual é a diferença entre Opt-in e Soft Opt-in? Sabe como, quando e qual pode ser utilizado?

Por: | 06/12/2011

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

 

Assim como em qualquer área da comunicação, existem diversas regras para trabalhar o email marketing de forma não invasiva. Em qualquer ação de email marketing é obrigatório o consentimento do contato, implicitamente ou explicitamente.
 
A maneira mais conhecida é a forma explícita, o Opt-in, que serve para coletar endereços de pessoas que procuraram a empresa, a marca ou o conteúdo, e que por livre e espontânea vontade, resolveram fazer parte desta "comunidade".
 
A forma implícita, e também muito utilizada, é o soft opt-in, que não conta com um pré-cadastro do contato e nem com o desejo dele em receber um email marketing: quando existe uma relação evidente entre as partes, o consentimento em receber uma informação se faz regra, virando parte do relacionamento.
 
Para criar uma base de contatos opt-in o ponto mais importante é o site. É preciso ter em mente que o site da empresa deve ser muito bem construído, principalmente no que diz respeito ao funcionamento e perfeição dos formulários de contato, de cadastro ou outros tantos exclusivos para recebimento de newsletter e promoções. É comum ouvirmos casos de pessoas interessadíssimas em um produto e que, ao tentarem se cadastrar no site, se deparam com uma página com erros… ou, pior ainda, conseguem se cadastrar e passam meses sem receber um único email. Isso é o fim para qualquer contato, ainda mais um que tenha o interesse explícito pelo que a empresa faz.
 
Já a montagem de bases soft opt-in depende da organização, empenho e do espírito negociador da empresa. Em qualquer lugar, a qualquer momento, online ou offline, é possível gerar contatos e relações comerciais. E este contato pode ser feito através de questionários de pesquisa, vendas de produtos, concursos, contatos pessoais em eventos, almoços, happy hours, coffee breack, no cinema, restaurante, na festa do cunhado etc.
 
Conceitos: Opt-in e Soft Opt-in
Comentários

Biografia

Fique por dentro do Marketing Digital. Aqui você encontra conteúdo elaborado pelos especialistas do setor.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss