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Diageo aposta na comunicação de propósito de suas marcas

Questão inspiracional ganha força entre Millenials

Por: | 20/06/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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De um tempo para cá, as marcas tem investido mais na comunicação de seu propósito. Hoje, aqui em Cannes, a Diageo, confirmando a tese, fez uma apresentação justamente sobre o propósito de suas principais marcas. Smirnoff, por exemplo, propõe que as pessoas usem o poder dos bons momentos para estimular que todos sejamos mais inclusivos. O licor Baileys quer ser um co-conspirador dos clientes na busca pelo prazer. E Johnnie Walker pretende inspirar o progresso pessoal de seus consumidores. Isso faz com que a comunicação das marcas da DIAGEO aborde questões até delicadas, como foi o caso da campanha da cerveja Guiness, que contou a história de Gareth Thomas, jogador de Rugby do Pais de Gales, que assumiu sua homossexualidade.

Para a Diageo, para desenvolver plenamente sua criatividade, as marcas precisam de 7 Cs: Clareza sobre a diferença que ela poder fazer no mundo; Credibilidade, ou seja, adotar um propósito que esteja em sintonia com suas raízes; Coragem para tentar colocar o propósito em prática e, eventualmente, falhar; Colaboração - identificar os parceiros certos para a causa; Consistência ao longo do tempo e Compromisso, para persistir na construção deste propósito.

O resultado virá como consequência. Para provar que acreditam nisso, Syl Saller (CMO) e Mark Sandys (Head de Cervejas, Baileys e Smirnoff) citaram Cindy Gallop, Presidente do Glass Lion deste ano, que disse: “eu acredito que o futuro dos negócios será fazer o bem e ganhar dinheiro simultaneamente.

O foco no propósito das marcas tem sido adotado cada vez mais por grandes marcas internacionais. No Brasil, muitas vezes as empresas tem dificuldade em acreditar na frase de Ms. Gallop. Uma pena, porque os consumidores, em especial os millennials, estão de olho nas marcas cujo propósito é maior do que simplesmente vender produtos.

Por Luiz Alberto Marinho, Direto de Cannes para o Mundo do Marketing

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