Dia das Mães na favela | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumer Insights: A lógica do consumo pelo olhar da antropóloga Hilaine Yaccoub

Dia das Mães na favela

A associação de moradores de cada favela atua de uma forma. Na favela onde estou morando e fazendo minha pesquisa, a instituição é bem atuante e realiza em datas como Dia das Mães

Por: | 16/05/2012

hilaine@gmail.com

Compartilhe

diário,mães,favela

A associação de moradores de cada favela atua de uma forma. Na favela onde estou morando e fazendo minha pesquisa, a instituição é bem atuante e realiza em datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, das Crianças e Natal verdadeiras festas comunitárias.

Cerca de um mês antes da data começam os preparativos, o pedido de doações aos comerciantes locais e moradores mais abastados tem seu início. A partir destes donativos, são preparados os quitutes e a infraestrutura necessária para realização do evento.

No Dia das Mães foi preparado um fantástico café da manhã. Como tenho frequentado a favela e acompanhado a atuação da associação me ofereci para fotografar o evento. Cheguei  na praça central por volta das 7h do domingo chuvoso. A Associação enfeitada de bolas tinha se tornado uma cozinha improvisada. Uma equipe agitada iniciava a arrumação da comida que seria servida: bolos, cachorro-quente, pão doce, frutas, sucos, iogurte, ovos mexidos, biscoitos doces e, é claro, salgadinhos de todo tipo. Lição para uma festa popular: festa que é festa tem que ter salgadinho frito, aquele mesmo de massa temperada (de cor avermelhada) e recheio caprichado. Aliás, uma delícia.

diário,mães,favela

Cadeiras e mesas foram emprestadas pelos comerciantes locais, em sua maioria bares. Os moradores vão chegando e guardando seus lugares, a maioria mulheres e crianças, logo não sobra espaço pra mais ninguém. Pratinhos de isopor são arrumados dentro do escritório da associação (a cozinha improvisada) contendo uma parte de cada tipo de comida. Estes são arrumados em bandejas e são servidos para os convidados sentados.

Do lado de fora, mesas com frutas e bolos estão dispostas. Diferente do que muitos possam pensar, não houve avanço e muito menos desrespeito para com a organização do evento. Os pratos eram aguardados com ansiedade pelas muitas mulheres devidamente sentadas e percebi que nem todas comiam, às vezes beliscavam algo e logo guardavam o pratinho em uma bolsa plástica. Ao ver a mesa vazia, o voluntário que distribuía os pratos voltava a entregar um novo para a convidada, que logo em seguida colocava-o novamente na sacola plástica. E assim foi durante toda festa.

diário,mães,favela

A comida era tão farta que eu mesma não consegui comer nada tamanha a mistura de cheiros, sabores, temperos. Além disso, não consegui ficar parada apenas fotografando e passei a servir e montar pratos. Em um momento foi-me oferecido um sanduiche e, para não fazer feio, aceitei. Estava muito bom. O clima era alegre e festivo como deveria ser.

diário,mães,favela

Até que a presidente da associação pegou o microfone e iniciou uma homenagem às mães que estavam presentes, mães que perderam seus filhos, mães que não estavam com seus filhos ao lado porque se enveredaram por caminhos tortuosos, mães que moravam longe dos filhos e uma comoção de lágrimas surgiu. Algumas prenderam o choro outras visivelmente vivem com o fantasma de criar seus filhos na favela e se emocionaram com os dramas alheios. Sim, nem tudo é festa mesmo quando é dia de festa. A dura realidade do que é ser mãe, mulher, negra ou nordestina, e, sobretudo, moradora de favela acaba batendo forte mesmo em um dia em que é para apenas se sentir homenageada e feliz.
 

Comentários

Biografia

PHD em Antropologia(UFF), há mais de 15 anos atua em pesquisas customizadas, consultorias, cursos in company e palestras

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss