Três Dicas Para Ter Mais Sucesso na sua Startup | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Growth Hacking: quebrando as regras para acelerar a sua empresa

Três Dicas Para Ter Mais Sucesso na sua Startup

Técnicas de growth hacking para acelerar seus resultados

Por: | 13/09/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Começar uma startup no Brasil não é fácil. Você esbarra em burocracias, falta de dinheiro, é desacreditado por muitos e, no pior dos casos, ainda pode falir algumas vezes antes de obter sucesso. Entretanto, com as técnicas de growth hacking se difundindo, os empreendedores mais atualizados acabam falindo menos e alcançando sucesso com mais rapidez.

Eu já tive experiência de falir uma empresa. Dói! Dói porque você aposta todas as suas fichas naquilo e, por algum motivo, não consegue ter sucesso. Então, tem que recomeçar do zero com muitos dizendo que você não vai conseguir. Mas, quando o sonho de mudar o mundo e oferecer algo inovador para as pessoas fala mais alto, você continua até alcançar o seu lugar no topo que tanto almeja. Por isso, eu também tenho propriedade para falar sobre o sucesso de uma startup.

Porém, se abrir uma empresa é tão bom, por que muitos falham? Essa é uma pergunta que, ao longo dos meus anos estudando as técnicas de growth hacking, eu tento responder. Para te ajudar a não cometer os mesmos erros que eu cometi quando estava começando, eu separei três pontos-chave que considero importantes para quem quer abrir um negócio. Veja:

Ideia - o principal e o que move as startups. Uma boa ideia deve ser inovadora, pioneira. Cito um exemplo de uma empresa "tradicional" que pode se transformar: Um bar! Se o cliente entra no seu bar, pede a você uma cerveja e você a serve gelada, é mais que sua obrigação (afinal, no Brasil, bebemos gelada!). Se você a serve "estupidamente" gelada, e é reconhecido por isso, significa que tem excelência no que você faz. Mas e se, além da cerveja estupidamente gelada, você a servir em um copo personalizado com o nome do seu cliente? Isso é inovação, é ser pioneiro.

Time - eles são a execução, os que fazem acontecer. Para mim, o time importa ainda mais que a ideia. Afinal, é o que costumo dizer: uma ideia brilhante sem uma execução perfeita não é tão boa assim. Saber liderar é essencial para extrair o melhor de cada profissional do seu time.

Timing - por favor, não confunda com o tópico anterior. Timing é tempo, o momento certo de agir. Primeiro, pesquise, conheça as demandas do seu público-alvo e eduque-o para comprar a sua ideia (executada pelo seu time dos sonhos). Se a sua ideia é muito inovadora e gera resistência, comece educando o seu cliente, criando a demanda que nem ele sabe que precisa, mas quando descobrir não saberá viver sem ela. Quando for o momento certo, aja!

A soma dessas três palavras mágicas levará você a ter resultados melhores, independente da área que você atue. Porque as técnicas de growth hacking podem, sim, ser utilizadas das empresas tradicionais (como um bar) às empresas de software.

É quase uma fórmula: ideia perfeita + execução perfeita + momento perfeito = sucesso.

Comentários

Biografia

Guilherme Machado. Já ajudou mais de 100 empresas a se tornarem únicas em seus segmentos com táticas de Growth Hacking

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss