Transformação Digital: qual sua importância? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Growth Hacking: quebrando as regras para acelerar a sua empresa

Transformação Digital: qual sua importância?

Mais do que tecnologia, é um desafio para grandes gestores

Por: | 30/08/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Transformação digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança estrutural nas organizações, dando um papel essencial para a tecnologia para potencializar a capacidade humana, e que precisa ser para já. Mas engana-se quem acha que essa transformação é apenas para novas empresas e startups. As empresas tradicionais são as que mais precisam estar presentes digitalmente.

Isso, é claro, não é feito do dia para noite. Leva tempo e consome recursos, mas o resultado é percebido pelo cliente. Afinal, as mídias tradicionais estão em transição e cada vez mais o online ganha força. Mas, primeiro, é preciso entender o processo todo que leva a essa mudança e trabalhar com o direcionamento correto para alcançá-la. Isso torna a transformação digital um desafio muito mais de gestão do que de marketing ou tecnologia.

Transformação digital não é uma adoção massiva de novas tecnologias, mas uma revolução digital no mundo dos negócios. Em outras palavras, a transformação digital surge para otimizar processos e acabar com a "papelada". O cartão de visita físico morreu. Agora, o seu site deve ser o novo portfólio e estar otimizado para a melhorar a experiência dos visitantes, com o objetivo de atender às diferentes expectativas e preferências deles.

O que torna muitas empresas ultrapassadas é o apego ao sucesso do passado, que pode levar ao triste fim do seu negócio no futuro - mais próximo do que se imagina. Afinal, do que é velho não se faz inovação! Esse conceito é complexo e deve envolver todos os setores da empresa, buscando deixar todos os colaboradores alinhados. Essa transformação deve se estender a todas as decisões estratégicas e processos da empresa.

Como mencionado, não é fácil, principalmente para quem ainda tem certo preciosismo com o passado. Mas há motivos de sobra para investir nisso agora e buscar o direcionamento correto para não esbarrar em tentativas erradas. Hoje a liderança digital requer a capacidade de reinventar o negócio em si. O que você faz? Que tipo de conteúdo você tem criado para atrair novos clientes? Como garantir previsibilidade, recorrência e escalabilidade de vendas?

Tudo isso pode ser respondido com um planejamento estratégico correto e crescimento ordenado com processos bem definidos. Mãos à obra!

Comentários

Biografia

Guilherme Machado. Já ajudou mais de 100 empresas a se tornarem únicas em seus segmentos com táticas de Growth Hacking

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss