A pirâmide do crescimento | Mundo do Marketing

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Growth Hacking: quebrando as regras para acelerar a sua empresa

A pirâmide do crescimento

Como funciona e quais gatilhos fazem a empresa crescer mais

Por: | 27/08/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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Muitas pessoas perguntam quais gatilhos são esses que tanto falamos na cultura do Growth Hacking, como se fosse só apertar um deles que tudo seria resolvido. A verdade é que não existe mágica! Como falamos no artigo anterior (leia aqui), Growth Hacking é a cultura do experimento. Isso significa que para ter sucesso será preciso testar e adaptar, testar e customizar, criar e testar.

Mas, de fato, existem alguns "hacks" que foram detectados em empresas que cresceram rapidamente, a exemplo do que aconteceu com o Dropbox e Airbnb.

Segundo o próprio criador do termo Growth Hacking, Sean Ellis, o crescimento se dá como uma pirâmide com passos a serem seguidos. Se você falhar em um passo, provavelmente, falhará nos outros também.

É preciso atenção na hora, de aplicar as técnicas de crescimento. Na base da pirâmide de Ellis temos o que chamamos de "ajuste de produto", que é bem complexa: você deve mexer no seu produto até ele se tornar um objeto de desejo entre os consumidores, um "must-have".

Eu exemplifico: uma imobiliária, por exemplo, precisa gerar valor no serviço que presta (ATENÇÃO: valor, não preço!). Vou além:  Deve mostrar ao cliente como ele precisa ser atendido por aquela empresa; tornar-se desejado, o que eu chamo de tornar-se a única opção e não somente a melhor.

Depois de ajustar o produto, é o momento de definir a grande estratégia. E é aqui que muitos empreendedores se perdem. Afinal, o growth hacker (pessoa que trabalha com as técnicas de crescimento) é um profissional treinado para pensar "fora da caixa" e não simplesmente alguém para replicar o que já foi feito.

Torne-se interessante para o seu cliente, não interesseiro. Lembre-se: o Growth Hacking é uma estratégia comprovada de marketing. Você pode usar para pegar atalhos e atrair leads qualificados, nutrir seus clientes, e retê-los.

Por último, na ponta da pirâmide, temos a implantação de processos, mudança no mindset de toda a empresa, alinhamento da estratégia em todos os setores e, é claro, o tão esperado crescimento.

Você utiliza alguma técnica de Growth Hacking? Conte-me mais e vamos potencializar os crescimentos em conjunto.

As empresas que você admira utilizam essas técnicas

Cresça mais e mais rápido aplicando técnicas de growth

Já imaginou fazer sua empresa crescer tanto em menos de um ano? Pois a Pinterest, rede social para compartilhamento de fotos, em apenas 9 meses já tinha alcançado a marca de 11.700 milhões de usuários! Como? Utilizando as estratégias do growth-hacking que eu já falei por aqui.

Como você já viu, o primeiro passo da pirâmide de crescimento é tornar o seu produto um must-have do mercado. E a Pinterest entendeu isso muito bem:

Logo quando surgiu, essa rede social era apenas para convidados. Qualquer um podia solicitar um convite, mas quem o fazia recebia um e-mail notificando de que a lista de espera era longa e que o acesso seria liberado assim que possível.

Se isso era verdade ou não, servia para gerar buzz e fazer com que a Pinterest parecesse muito mais desejável para os primeiros usuários. E assim ela foi se expandindo e crescendo cada vez mais, até que em três anos já tinha 70 milhões de usuários, e 500,000 contas de empresas.

Para alcançar esse tipo de crescimento rápido, é extremamente importante olhar para fora de estratégias de marketing típicas e comuns, como publicidade paga, e começar a pensar de forma criativa sobre como envolver os usuários e divulgar seu site.

Uma dica que eu dou é: Em um mundo cada vez mais "desconectado pessoalmente", as pessoas precisam de carinho e tornar-se interessante para o seu cliente pode ser vital para a sua empresa sobreviver no novo mercado. A saída está na produção de conteúdo útil e de qualidade, que vai tornar você e sua empresa o must-have do seu público-alvo.

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Biografia

Guilherme Machado. Já ajudou mais de 100 empresas a se tornarem únicas em seus segmentos com táticas de Growth Hacking

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