Cinco erros do Marketing no mundo em 2011 | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Radar Internacional

Cinco erros do Marketing no mundo em 2011

Na lista figuram o curto-circuito do Blackberry, deslize de ética do Facebook contra o Google, polêmicas com o garoto-propaganda da Coca-Cola e problemas em companhias aéreas

Por: | 03/01/2012

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Com a crise mundial, a maior dificuldade para os departamentos de Marketing de empresas da Europa e Estados Unidos em 2011 foi o budget reduzido e as menores possibilidades de se arriscar. Algumas marcas, no entanto, se destacaram mais que outras - negativamente. Veja cinco dos maiores erros globais de Marketing do ano, segundo o portal britânico Brand Republic.

Proeminente na lista está o curto-circuito que a Blackberry sofreu na Europa, Oriente Médio e África. Milhões de usuários passaram o mês de outubro sem conseguir usar os serviços de mensagem instantânea e navegação na web do smartphone. Os problemas chegaram a afetar também os Estados Unidos, Ásia, Brasil, Chile, Índia e Argentina, em menor escala. Para a Research In Motion (RIM), a empresa por trás da Blackberry, o pior da falha no serviço é que a marca foi construída em uma imagem de segurança e confiança, que foi abalada pelo episódio. Centenas de usuários postaram reclamações nas redes sociais. Cinco erros do Marketing no mundo em 2011

Outro caso que chamou a atenção foi um deslize de ética cometido pelo Facebook em uma ação contra o Google. Em maio, a rede social contratou a empresa de relações públicas Burson-Masteller para estimular a mídia a elaborar matérias para denegrir seu maior concorrente. A empresa não assumiu o acordo com a Burson-Masteller, que foi revelado apenas mais tarde por blogueiros.

Já no campo ambiental, a companhia aérea Ryanair protagonizou um episódio infeliz. Em julho, a empresa anunciou um ambicioso plano de Marketing, reforçando seu lado "verde" e a emissão de poucos poluentes. O movimento foi logo descartado e considerado impossível de ser materializado pelo próprio presidente da empresa.

Outra companhia aérea que passou por maus bocados foi a British Airways. Em um voo com o Duque e a Duquesa de Cambridge como passageiros, todo o sistema de entretenimento da aeronave entrou em colapso e os membros da família real passaram as 10 horas de viagem entediados, o que resultou em uma dor de cabeça para a empresa.

Aparece ainda na lista um problema envolvendo o garoto-propaganda da Coca-Cola Zero. A marca mantinha um contrato com o jogador de futebol inglês Wayne Rooney (foto) desde 2007, mas em 2011 teve de retirar sua imagem de todas as embalagens do refrigerante nos pontos de venda. O motivo, segundo a Coca-Cola, foi o envolvimento do atleta em polêmicas, como a traição à sua mulher grávida com uma prostituta e xingamentos para a câmera durante os jogos. Rooney, no entanto, afirma que o acordo foi rompido porque a empresa queria mais de seu tempo para aparições comerciais e eventos.

Cinco erros do Marketing no mundo em 2011

Comentários

Biografia

O que acontece no mundo do Marketing está aqui. Todo dia, um destaque do mercado internacional para você se inspirar.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss