No Brasil e, principalmente, no Rio de Janeiro, não se falou em outra coisa ao longo das últimas semanas. O espírito olímpico, de fato, conseguiu pegar os torcedores de jeito e mostrou seu poder de contagiar uma nação. A página no Twitter Erros de Marketing também não deixou o megaevento passar em branco e descascou seu humor e suas críticas em diversos equívocos cometidos durante os Jogos ou em outras ocasiões esportivas.
Provavelmente o mico mais compartilhado e comentado do momento surgiu esta semana. A intenção da revista Vogue era nobre: divulgar os Jogos Paralímpicos, que acontecem de sete a 18 de setembro. Mas a solução criada pela agência África, não tão boa assim. Não demorou a aparecerem as críticas em relação à invisibilidade dos atletas e como a campanha acaba por reforçar essa condição.
Não houve marca que não tenha tentado se aproveitar de alguma maneira do clima esportivo para atrair clientes, mas essa aqui apresentou uma oferta de ética duvidosa.
Lei da oferta e procura ou falta de ética? pic.twitter.com/KOtoc9bOcj
— Erros de Marketing (@errosdemkt) 4 de agosto de 2016
O risco de pegar carona nos Jogos é ter um profissional que entende pouco de esportes. Deslizes são pegos rapidamente.
P&G esqueceu que a seleção de futebol tem 18 jogadores... https://t.co/xcxlgky78y pic.twitter.com/4Laymw7vkp
— Erros de Marketing (@errosdemkt) 22 de agosto de 2016
A foto não é destes Jogos, nem tão recente, mas merece ser relembrada.
Procurando nas Olimpíadas um uniforme pior que o dessa equipe colombiana de ciclismo: pic.twitter.com/Oyjxp9HeUe
— Erros de Marketing (@errosdemkt) 14 de agosto de 2016
E quando a falta de criatividade passa dos limites? Inspiração ou cópia?
Enquanto isso no aeroporto Galeão-RJ
— Erros de Marketing (@errosdemkt) 10 de agosto de 2016
Just drugs it pic.twitter.com/srepTg39kY
A fossa olímpica é uma prova de tiro desportivo e não o dia seguinte ao encerramento.
De boas aqui assistindo fossa olímpica pic.twitter.com/ktOdwuro46
— Erros de Marketing (@errosdemkt) 8 de agosto de 2016
Como fazer toda uma fortuna direcionada para a pesquisa, o desenvolvimento e o Marketing de um produto ir parar na fossa olímpica, quer dizer, no ralo.
Adidas gasta milhões desenvolvendo novo uniforme para atleta mas quando chega na hora da competição... Lembra? pic.twitter.com/pu64z6YvFt
— Erros de Marketing (@errosdemkt) 6 de agosto de 2016
As transmissões também não saem ilesas.
Jogos Olímpicos estão chegando, preparem as tarjas! pic.twitter.com/pLvWHQz6Sj
— Erros de Marketing (@errosdemkt) 11 de julho de 2016
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