Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Erros de Marketing

O pior do Rock in Rio

Por: | 13/10/2011

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O Rock in Rio, um dos maiores eventos musicais do mundo, voltou a acontecer no Rio (finalmente... porque estava mais do que bizarro ouvir notícias do "Rock in Rio em Lisboa").

Eventos lotados, um monte de patrocinadores felizes e notícias para todo lado. Em geral, não dá para dizer que não foi um sucesso. Mas como é impossível acertar tudo e agradar a todos, vamos aproveitar para deixar aqui nossa homenagem ao que aconteceu de pior no evento:

- PORNOGRAFIA NO LUGAR DO SHOW: parece piada, mas não é. No começo da transmissão do Rock in Rio no Multishow (da Globo), vazou alguns minutos de um vídeo pornográfico em que três garotas e um rapaz se divertiam numa van. Hardcore, hein?

 

Essa notícia saiu no site da revista Exame (aliás, o que uma revista tão conceituada de negócios está fazendo publicando notícias desse tipo??)

- CLAUDIA LEITTE E OUTROS CANTORES QUE NÃO SÃO DO ROCK: esse é um ponto polêmico, mas não dá para negar que é bizarríssimo um evento chamado ROCK in Rio ter a participação de cantores de axé, música romântica, sertanejo, samba ou coisas de outros gêneros. Vários desses artistas tiveram que aguentar vaias. Claudia Leitte, em especial, cantou na abertura do evento e, além de ter que aguentar parte do público que se revoltou com a sua presença, deu o azar de ter uma falha no equipamento na sua saída do palco (veja a partir do 1':20'' do vídeo abaixo, que teve 87% de dislikes no youtube e um mooooooonte de comentários perversos).


- CAMPANHA ANTIDROGAS: Numa tentativa de mudar o chavão, a organização do evento lançou uma campanha sobre "sexo, opinião e rock'n'roll", onde alguns artistas (claramente os menos "barra pesada") incentivavam as pessoas a ir ao evento sem drogas. Mas... a música ficou parecendo jingle de propaganda eleitoral, e virou motivo de piada na internet. O vídeo não só não viralizou como também não agradou. Até este momento, 86% das pessoas indicaram no youtube que não gostaram do vídeo. A causa é nobre, mas claramente houve um problema na transmissão da mensagem da forma correta ao público alvo.


- BOB'S OU MCDONALD'S?: a rede de lanchonetes Bob's enfrentou a multidão e abriu uma unidade dentro da Cidade do Rock. Mas eles não tinham noção do tamanho da fome dos roqueiros. Dimensionaram mal sua capacidade de atendimento e revoltaram a galera:


Mas não dá para dizer que foi um fracasso, afinal eles bateram o recorde mundial de venda de hamburgueres em um dia. Mas... quando a organização do evento foi divulgar essa informação, acabaram falando que foi feito pelo McDonald's (veja o vídeo aqui). Dureza, hein?

- HEINEKEN X CONCORRÊNCIA: Pois é, o Rock in Rio era patrocinado pela Heineken. Mas o vocalista do Red Hot Chili Peppers teve as manhas de subir ao palco com uma camiseta com o logo da Brahma.

 

No dia seguinte foi a vez da Ke$ha, que traçou uma Skol no palco! Saia justa...

- CORREIOS EM GREVE: para fechar com chave de ouro um master fail... Os Correios tiveram a capacidade de fazer um super mega plano de Marketing capitalizando o evento com embalagens customizadas de Sedex, adesivagem de suas vans e patrocínio que foi massivamente divulgado. Mas ficaram em greve antes durante e depois do evento (!!!). Ok, ok, o pessoal de Marketing não tem culpa pela greve... mas vá ter azar assim lá longe, hein? Deviam ter cortado os investimentos imediatamente! Isso é mais que um tapa na cara para quem usa o slogan: "SEDEX: mandou, chegou".


A lista poderia ir longe (que tal, por exemplo, uma promoção de coloração de cabelo com o tema?), mas acho que essas seis coisas estão no topo do ranking. Vamos torcer para que o próximo Rock in Rio seja ainda melhor!

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss