Erros de Marketing | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Erros de Marketing

Lançar produto só pra amedrontar a concorrência

Por Erros de Marketing | 29/09/2009

Em 2006 a Ambev começou a comercializar a cerveja Perto Del Sol no Brasil, com foco no público feminino. Mas perdeu na justiça o direito de vendê-la por causa da similaridade com a marca da FEMSA, a Sol (que por sua vez tem só uma letrinha de diferença versus a Skol, mas pode continuar no mercado... rsrs.. vai entender esses critérios). Pra não ficar de fora, a Ambev renomeou o…

Conteúdo de Acesso Premium Para continuar tendo acesso a esse e outros conteúdos exclusivos, faça sua assinatura.
  • Conheça diferentes perfis de consumo
  • Desenvolva embasamentos para suas campanhas
  • Otimize sua gestão de Marketing
  • Projete cenários para o seu negócio
  • Descubra potenciais de mercado
  • Tome decisões mais assertivas

Já é premium/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Seda e o milagre do crescimento dos cabelos

Por Erros de Marketing | 29/09/2009

Acho a maioria das campanhas da Unilever geniais. E confesso que até essa achei genial. Cá entre nós, o conceito de crescimento fortificado pra um shampoo é matador. Mas o problema é que os marketeiros foram tão bem-sucedidos em comunicar isso que ficou parecendo (propositalmente) que o benefício do produto é fazer o cabelo CRESCER MAIS (praticamente um milagre), quando na verdade o benefício é fazer o cabelo crescer FORTE…

Aperte a tecla SAP, Volkswagen!

Por Erros de Marketing | 27/09/2009

Aperte a tecla SAP, Volkswagen!A primeira vez que assisti a um comercial da Volkswagen que assinava com "Das Auto", pensei que era o nome de uma concessionária. Aí reparei que eles estavam assinando TODAS as peças assim (inclusive o site da empresa).
Uns 3 meses depois, por pura coincidência, descobri que essa expressão significa "O carro".... em alemão (!). Ok,…

A polêmica positiva é vizinha da negativa

Por Erros de Marketing | 27/09/2009

Usar polêmica pra gerar boca-a-boa é uma tacada de mestre.... isso quando o boca-a-boca é POSITIVO. E aí exite uma linha muito tênue... em geral, quem acerta a mão uma vez quer ir mais fundo na próxima, e acaba exagerando. Quem não se lembra das lendárias fotos da Benetton? Acertaram a mão algumas vezes, com imagens propositalmente provocantes...  mas o tempo passou e exageraram...

A…

Garoto-propaganda que faz contra-propaganda

Por Erros de Marketing | 26/09/2009

Contratar celebridade ou garoto-propaganda é sempre um risco. Em geral, quanto mais famoso, mais polêmico... e quanto mais polêmico, mais incerto... quem não se lembra dos casos de artistas que, durante grande campanhas publicitárias, fizeram grandes gafes na vida pessoal?

O exemplo abaixo aconteceu em Abril deste ano. A Motorola controatou o Beckham (que nas horas vagas é jogador de futebol) pra vender um novo celular super ultra poderoso chamado…

A Kibon perdeu um primo

Por Erros de Marketing | 23/09/2009

Era uma vez uma empresa (Unilever) que deciciu investir globalmente no mercado de sorvetes. Pra "chegar chegando", saiu comprando grandes marcas locais, como a nossa querida Kibon. Mas o que fazer com mais de 15 marcas diferentes de sorvete no mundo? Decidiram preservar os nomes e unificar os logotipos, para o formato do coração abaixo.

Confesso que achei a idéia GENIAL... conheço poucos casos tão interessantes como esse... e, como…

Sucrilhos Kellogg's e seu irmão gêmeo

Por Erros de Marketing | 21/09/2009

Sucrilhos Kellogg's e seu irmão gêmeo

Pense rápido. Qual das imagens ao lado é o logo dos Sucrilhos Kellogg's? O da direita? O da esquerda? Os dois?

Por incrível que pareça, existem duas embalagens gêmeas de "flocos de milho" no mercado. Kellogg's e Nestlé comercializam as embalagens abaixo, extremamente parecidas.  Como consumidor, confesso que já levei gato por lebre... e não gostei. Mas, obviamente,…

Ih, deu branco...

Por Erros de Marketing | 17/09/2009

Ih, deu branco...

Qual a quantidade ideal de produtos que devemos lançar com o mesmo nome? Achar o equilíbrio nesta equação é uma arte. A tentação de sair lançando várias versões, ainda que muito parecidas, foi forte para a Unilever desta vez. Ao remodelar toda a sua linha de cremes e géis dentais Close Up, lançou 3 produtos com benefícios muito parecidos....

Ok, estamos de acordo que branqueamento está na…

Quantas calorias tem ZERO CAL?

Por Erros de Marketing | 17/09/2009

Responda rápido... quantas calorias tem uma caixa de ZERO CAL? Mais de mil (!!) Se por um lado já postei sobre empresas que erram ao colocar no nome do produto uma marca que não transmite nada, Zero Cal é o extremo oposto: comunica um "exagero" do principal benefício que um adoçante pode entregar...

Não vou dizer que isso é um erro, pois traz mais benefícios do que prejuízos ao fabricante.…

O sorriso Colgate no.... Shrek??

Por Erros de Marketing | 15/09/2009

Pouquíssimas empresas são tão eficientes em marcar o seu território e dominar um segmento com absoluto foco como a Colgate. Mas, todo mundo erra um dia... e lançar uma linha de produtos para higiene bucal com o Shrek foi realmente inusitado.

"Filho, vamos escovar os dentes pra ficar com um sorriso tão bonito e saudável como o do Shrek?"... usar um "ogro" que tem péssimos hábitos de higiene, um mega…

Fotos que criam expectativas frustradas

Por Erros de Marketing | 07/09/2009

Marketeiros são especialistas em prometer mais do que entregam ... Isso é feito através dos famosos "claims" (benefícios) e, ainda de maneira mais desenfreada, através das milagrosas fotos de produtos. Quem nunca se decepcionou ao abrir uma embalagem e achar algo bem diferente do que esperava??

As fotos abaixo foram retiradas do site Coma Com Os Olhos (super interessante, por sinal) e comparam a propaganda versus a realidade de produtos…

Emulsão de Scott

Por Erros de Marketing | 03/09/2009

Não tenho nada contra produtos tradicionais... já trabalhei com algumas marcas centenárias e sei como é difícil mantê-las atualizadas. Mas daí a manter um rótulo de um pescador sendo "abraçado" por um bacalhau gigante já é demais.

Mais um mandamento básico de Marketing.. a embalagem é a principal propaganda de um produto.... A sociedade protetora dos animais deveria barrar esse rótulo.... rsrsrs... mais anti-ecológica que essa só a do "Matte…

E a primeira homenagem vai para... Kia

Por Erros de Marketing | 01/09/2009

Recentemente a Kia lançou alguns carros bem bonitos no Brasil. Queimou a língua de quem diz que carro oriental não tem design. Mas uma coisa ainda ficou bem pior do que poderia... parece que a criação de bons nomes para produtos não é o forte da Kia.

Bongo, Opirus, Cerato, Magentis, Soul e... Picanto (e ainda vale lembrar da antiga perua Besta). Mas afinal o que esses benditos nomes estão…

E os erros começaram...

Por Erros de Marketing | 01/09/2009

E os erros começaram...O primeiro post é sobre a história deste blog... a idéia surgiu das ruas, observando verdadeiros absurdos que marketeiros deixaram sair de seus escritórios.

Érrar é humano, também já cometi os meus deslizes. Mas a idéia é compartilhar aquilo que - na minha visão - poderia ser melhor, pra evoluirmos juntos. Se é errando que se aprende, prepare-se... este blog vale…

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss