Erros de Marketing | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Erros de Marketing

Itaú usa propaganda de mau gosto

Por Erros de Marketing | 30/11/2009

Existe uma linha de marketeiros, da qual eu faço parte, que acredita que uma propaganda deve ser "rewarding" para ser eficiente. Esse termo significa que, em geral, propagandas com tom positivo e que fazem as pessoas quererem vê-la de novo têm mais chances de conseguir convencê-las. Isso implica em evitar roteiros ou edições que causem fortes emoções negativas como constrangimento, nojo excessivo, insegurança, etc.

Esses dias assisti à nova propaganda dos…

Conteúdo de Acesso Premium Para continuar tendo acesso a esse e outros conteúdos exclusivos, faça sua assinatura.
  • Conheça diferentes perfis de consumo
  • Desenvolva embasamentos para suas campanhas
  • Otimize sua gestão de Marketing
  • Projete cenários para o seu negócio
  • Descubra potenciais de mercado
  • Tome decisões mais assertivas

Já é premium/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

O lindo (mas confuso) portfólio de cafeteiras da Nestlé

Por Erros de Marketing | 28/11/2009

O pessoal da Nestlé está de parabéns por sua linha de cafeteiras. Primeiro porque as máquinas são um show de design. E segundo porque eles conseguem fazer um admirável controle de preços no mercado... é muito difícil achar preços diferentes, incentivando que todos os canais de distribuição sintam interesse em vender o produto.

Mas... como consumidor, eu, honestamente, não entendi a lógica por trás do portfólio de produtos. Ao procurar…

McDonalds começa a usar "maquiagem verde"

Por Erros de Marketing | 28/11/2009

O Mc Donald's vai mudar suas cores em alguns países da Europa. Em breve 100 lojas adotarão um visual "verde escuro", tentando passar uma imagem mais "ambientalmente amigável". Isso é o que eu chamo de "maquiagem verde".

Além do imenso risco de perder a identidade (quantas vezes vou falar disso nesse blog?), ainda podem ser mal interpretados. Com certeza muita gente vai achar essa mudança uma heresia.

Logos 'separados ao nascer'

Por Erros de Marketing | 25/11/2009

Outro dia me dei conta da quantidade de identidades visuais parecidas que existem no mercado. O logo da Ford parece irmão do da Carrier. Já o tigre da Kellog's parece fazer um bico no posto Esso nas horas vagas. E o Alpino e o Toblerone parecem fazer questão de usar a mesma imagem dos Alpes.

Vamos lá, pessoal. Elementos gráficos são parte fundamental da criação de uma marca, ou seja,…

Luciano Huck vende de tudo

Por Erros de Marketing | 19/11/2009

Tenho a impressão que o chamado "efeito manada" do mercado financeiro (quando todo mundo começa a fazer a mesma coisa sem saber o porquê) também acontece no mundo da publicidade. É impressionante ver como, de repente, o mesmo garoto-propaganda está em todos os anúncios. Isso é um óbvio relfexo dos picos de popularidade de algumas celebridades e também da falta de criatividade de algumas agências.

Teve uma época que o…

Kaiser deixa de ser uma grande cerveja pra ser 'estatisticamente igual às outras'

Por Erros de Marketing | 15/11/2009

Viram o novo comercial da Kaiser? A cerveja que mais mudou de comando nos últimos anos (só não ganha o "troféu bagunça" sozinha porque ainda tem Schincariol na parada) lançou uma nova campanha falando.... do bendito teste cego de cerveja, que já não deu certo várias vezes.

Mas desta vez fizeram um filme mais bonito, com celebridade e quebrando um tabu: mostraram todas as cervejas do mercado e seus percentuais…

O bizarro logo das Olimpíadas de Londres 2012

Por Erros de Marketing | 13/11/2009

Alguém pode me explicar o que significa o logotipo esquisitão das Olimpíadas de Londres 2012? Pensei que só eu tinha achado estranho, mas já vi centenas de sites sobre esse assunto. Descobri que, através da BBC Sport, 25.000 pessoas solicitaram a mudança do logo (!), que foi desenvolvido pela Wolff Olins (mesma empresa que fez o simpático logo da Oi) e custou aproximadamente R$1,6…

Amazon inventa Kindle mas não consegue tirar proveito

Por Erros de Marketing | 09/11/2009

kindleUm dos lançamentos mais revolucionários da atualidade ainda não é tão famoso no Brasil... mas o Kindle deve chegar em breve. Trata-se de um equipamento que permite ler livros eletronicamente (! há quem diga que é uma inovação muito maior que o iPhone).

O produto é vendido atualmente a $250 e já atingiu os chamados "early adopters". Está saindo em tudo quanto…

TAM repassa seu risco aos clientes

Por Erros de Marketing | 09/11/2009

"Sou um agricultor. Hoje peguei um vôo da TAM que atrasou 3 horas e não teve serviço de bordo por causa do mau tempo. Eu tive que entender. Se a minha colheita vier ruim por causa do mau tempo e eu não conseguir pagar uma parcela do pagamento deste vôo será que a TAM vai entender?"

Inventei esse "causo" pra exagerar uma situação que enfrento todo mês como cliente. Esquecendo…

A propaganda é da Unilever, mas a Ralph Lauren saiu no lucro!

Por Erros de Marketing | 09/11/2009

Quanto será que a Polo Ralph Lauren pagou (ou deveria ter pago) pra estar na propaganda de lançamento da promoção da Unilever? rsrs... Esse é praticamente um caso de co-branding!!! O logo do cavalinho tá umas 10 vezes maior que o logo da Nike na camisa da seleção e aparece o filme todo!

São detalhes na execução de um comercial que acabam desviando a atenção. Por isso o pessoal da…

Quem quer comprar um produto NORMAL?

Por Erros de Marketing | 08/11/2009

Vamos pra um erro que só as mulheres devem ter percebido. Outro dia reparei, na gôndola de absorventes femininos, que é preciso ter um Phd pra entender as diferenças entre as versões. As embalagens comunicam atributos que vão da presença das abas até benefícios relacionados a sensação térmica e odor, passando pelos diferentes "tecidos", formatos, capacidades de absorção, etc.

Apesar de serem produtos muito parecidos, os absorventes oferecem muito mais…

Ei, Corinthianos... querem comprar uma camisa do Palmeiras?

Por Erros de Marketing | 06/11/2009

Ei, Corinthianos... querem comprar uma camisa do Palmeiras?

Acabo de entrar no Google e fazer uma busca pela expressão "Corinthians". Surpresa: o 1º link patrocinado que aparece é o da "Familia Verde", especializada em artigos esportivos do Palmeiras.

Será que eu perdi alguma nova tendência sobre targeting e de índices de afinidade em mídia???

Pra mim isso é pior do que uma Churrascaria anunciando…

Disney decide deixar o Mickey mais 'malvado'

Por Erros de Marketing | 05/11/2009

O império Disney está prestes a tomar uma decisão histórica: vai fazer o Mickey Mouse ter uma personalidade mais "difícil". A razão para isso é que o seu principal personagem está perdendo popularidade e carisma.

O primeira passo será o lançamento do jogo "Epic Mickey", onde o famoso camundongo será mais hostil e egoísta (veja foto), diferente de seu usual comportamento dócil, inocente e…

Estande da Honda jogado às moscas enquando Fiat 500 bomba

Por Erros de Marketing | 03/11/2009

Semana passada me surpreendi no saguão do aeroporto de Congonhas. Havia um certo tumulto em um canto, com pessoas fazendo fila (!) pra ver... o novo Fiat 500 (lançamento na categoria "minúsculos-e-muito-caros-enquanto-são-moda"). O simpático carrinho realmente atraiu a atenção do pessoal... tinha até gente tirando foto, sentando no banco, etc.

Enquanto isso, a alguns metros, estava o estande da Honda com 4 motos do tipo scooter (nem sei…

Schin muda de agência como quem muda de roupa

Por Erros de Marketing | 03/11/2009

Schin muda de agência como quem muda de roupaNão tem como ganhar de um competidor gigante sem ser eficiente. Se você tem apenas 10% da verba de marketing de um oponente, não adianta inventar: tem que ser CONSISTENTE e bater na mesma tecla ao longo dos anos pra poder fixar um diferencial.
Dada a introdução, vamos aos fatos: a cerveja Schincariol acaba de…

Uniban fica (mal) conhecida em todo o Brasil

Por Erros de Marketing | 02/11/2009

Depois do incidente polêmico da aluna de vestido rosa, a Uniban ficou mais famosa do que nunca. Já viram a quantidade de vídeos que tem no Youtube mencionando a universidade? Que impacto será que isso vai trazer pra sua marca? Ah, se a estratégia do "falem mal, mas falem de mim" funcionasse...

Uniban fica (mal) conhecida em todo o Brasil

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss