Erros de Marketing | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Erros de Marketing

Benefícios Irrelevantes - Bola Penalty que muda de cor no sol

Por Erros de Marketing | 29/10/2009

Hoje vou lançar a série Benefícios Irrelevantes, um erro clássico de marketing. São conceitos que não criam diferenciação, benefícios que não satisfazem necessidade alguma e features que não servem pra nada.
Pra estrear... nova bola Penalty Camaleão, que muda de cor quando fica no sol.

Vem cá... pra que serve isso???? Se ainda fosse uma bola que brilha no escuro, eu entenderia. Mas em quê uma bola que muda…

Conteúdo de Acesso Premium Para continuar tendo acesso a esse e outros conteúdos exclusivos, faça sua assinatura.
  • Conheça diferentes perfis de consumo
  • Desenvolva embasamentos para suas campanhas
  • Otimize sua gestão de Marketing
  • Projete cenários para o seu negócio
  • Descubra potenciais de mercado
  • Tome decisões mais assertivas

Já é premium/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Chamar um produto de Bimbo Rap10 é, literalmente, sacanagem

Por Erros de Marketing | 28/10/2009

Toda empresa global quer alinhar suas marcas. E o grupo Bimbo, que comprou a Pullman alguns anos atrás, está louquinho pra mudar a marca mais famosa de pão de forma do Brasil pro seu nome corporativo - eles talvez só esqueceram de consultar no dicionário o que significa a palavra "bimbar". 

Mudar a marca seria um erro duplo... perder toda a herança da Pullman e ainda gerar uma…

Gatorade muda de identidade e perde (muito) mercado

Por Erros de Marketing | 26/10/2009

Em Janeiro a PepsiCo decidiu mudar radicalmente a comunicação de Gatorade, seu segundo produto mais vendido mundialmente. Em uma tentativa de modernizar a marca, lançaram uma novo logotipo (um "G" com um raio pequeno), mudaram todos os rótulos das embalagens (várias versões ganharam mensagens de atitude no lugar da marca) e lançaram uma campanha de comunicação baseada em benefícios emocionais.

Só faltou combinar com o consumidor. Talvez pela…

Big Mac ou Big Mc?

Por Erros de Marketing | 26/10/2009

Tá aí uma dúvida que eu sempre tive. Alguém sabe me explicar porque Mc Donald's se escreve com "Mc" e Big Mac se escreve com "Mac" (aliás ele é o único ítem de todo o cardápio que se escreve diferente)??????

Promoção do Playcenter pra assinante de TV a cabo?!

Por Erros de Marketing | 23/10/2009

Essa é fresquinha.... acabei de receber um e-mail marketing da Net oferecendo 50% de desconto na entrada do Playcenter, um parque de diversões popular em São Paulo (já foi referência na área, mas hoje está em decadência). A oferta vem por causa do mês das crianças.

Agora vamos pensar juntos... será que o público do Playcenter é o público que assina TV a cabo??? Será que é por causa do…

Blue Man Group vendendo TIM

Por Erros de Marketing | 22/10/2009

Sou contra a falta de consistência de quem patrocina um evento ou show apenas uma vez na vida. Mas o que dizer de quem contrata um grupo pra ser seus "embaixadores de marca"? Isso pode ser muito útil quando o produto e garoto-propaganda têm alta relação. Caso contrário, serve pra aumentar a lembrança da marca, mas pode não construir diferenciação de benefício.

Na minha visão este pode ser exatamente o…

Salgadinho sabor pastel de queijo, pão na chapa e picanha grelhada?!

Por Erros de Marketing | 22/10/2009

Acho a indústria de salgadinhos sensacional. Tem um monte de porcarias deliciosas que ficam fingindo que são nutritivas no mercado. E, pra conseguir chamar atenção do público adolescente, que adora uma novidade, a concorrência incentiva o lançamento de sabores "inesperados". Outro dia me deparei com várias opções curiosas na gôndola... você prefere salgadinho sabor Pão na Chapa, Pastel de Queijo, Costelinha Barbecue, Picanha Fatiada, Cream Cheese, Costela, Calabresa, Frango com…

Que tal colocar sua marca em 5cm da camisa do Corinthians por 6 meses?

Por Erros de Marketing | 19/10/2009

Você lembra de todos os patrocinadores que estiveram presentes na camisa do seu time do coração nos últimos anos? Fiz um exercício informal com colegas e os corinthianos saíram na frente. Bastante gente lembrou de Medial e Batavo (os 2 últimos)... e os mais "experientes" também lembraram de Kalunga, Suvinil e Pepsi. Mas muits marcas foram pouco ou nunca lembradas.  (além das que estão nas fotos abaixo, ainda estiveram nesta…

Microsoft e seu Photoshop preconceituoso

Por Erros de Marketing | 15/10/2009

Estratégia global e execução local. Já ouviu falar nesse chavão? Os marketeiros da Microsoft levaram esse mantra ao pé da letra e decidiram adaptar um anúncio americano para o mercado polonês. Resultado: um caso de preconceito que rodou o mundo. A Microsoft precisou pedir desculpas publicamente em seu Twitter. As pessoas têm memória curta... mas "a internet nunca esquece".

Mudando de assunto, é muito curioso ver…

Crocs duram pra sempre. Então pra quê comprar um novo?

Por Erros de Marketing | 14/10/2009

Um dia três amigos velejadores resolveram inventar um sapato leve, confortável, durável e que não escorregasse - ideal pra usar na prática de seu esporte. Começaram a comercializá-lo e o bendito virou mania mundial. Até grandes celebridades como George W. Bush, Jack Nicholson e Al Pacino já foram flagrados usando Crocs. Todos apaixonados pelas sandálias tão práticas e tão... duráveis.... mas, o que parecia ser uma vantagem competitiva, virou um…

Arezzo e sua campanha bizarra (só eu achei isso?)

Por Erros de Marketing | 13/10/2009

Outro dia, em um shopping, me deparei com uma mega vitrine adesivada com uma foto de duas meninas parecidas, em uma pose meio estranha, em uma piscina, vestindo toucas de banho, maiôs futurísticos e sapatos de salto alto. Pisquei e reparei que eram a Juliana Paes e a Cleo Pires. Pisquei de novo e li que era uma propaganda da Arezzo.

Talvez eu não sseja o público-alvo, talvez eu não…

Fuck Fiat, movidos pela paixão

Por Erros de Marketing | 10/10/2009

Quando falamos em nomes de estabalecimentos comerciais, pensei que já tinha visto de tudo. Em Florianópolis achei um boteco chamado Querubim Bar... Mas... que tal se você fosse o Presidente da Fiat e visse uma concessionária chamada Fuck Fiat? Pois ela existe... Duvidou? Acesse você mesmo: http://www.fiatfuck.com.br/

No começo achei que era um daqueles manifestos anti-Fiat.. mas depois reparei que não... é uma rede de 4 lojas no…

Anúncio masculino em revista feminina

Por Erros de Marketing | 08/10/2009

O que você acharia se tivesse uma placa anunciando esmalte de unha na beira do gramado de um estádio de futebol? Pois bem... hoje vi a Revista Caras número 829, da semana de 24/09/09, que tem a Gisele Bundchen grávida na capa. Deparei-me com 2 anúncios focados em públicos diferentes. O primeiro, de Havaianas, dizia: "Você vai deixar os homens mudos. E, acredite, muitos ficam bem melhores assim."...…

Joelmir Betting e seu erro de marketing... pessoal

Por Erros de Marketing | 06/10/2009

Joelmir Betting e seu erro de marketing... pessoal

Vocês se lembram do caso do Joelmir Betting (respeitado jornalista) fazendo propaganda pro Bradesco? Passou super credibilidade ao produto (Hiperfundo Bradesco), mas incorreu em um erro de marketing... pessoal.

Joelmir foi dispensado do Estado de São Paulo e do Globo, que julgaram incompatíveis as funções de jornalista com a de garoto-propaganda. Realmente fica estranho (já pensou…

Marketing? Quem se interessa?

Por Erros de Marketing | 02/10/2009

É um fato. Os brasileiros estão menos interessadas por Marketing com o passar do tempo. O gráfico abaixo é o resultado do Google Insights (uma somatórias das buscas relacionadas à expressão "marketing" na internet) dos últimos 5 anos. Dá pra ver uma clara relação da quantidade de buscas com o calendário escolar (picos durante as aulas)... e uma clara tendência de queda. Se tem menos gente querendo aprender…

Marketeiros são mais confiáveis que juízes

Por Erros de Marketing | 01/10/2009

Marketeiros são mais confiáveis que juízesAs pessoas confiam mais em marketeiros que em instituições de caridade, juízes, instituições religiosas, advogados e policiais.

Isso foi o que uma pesquisa da GfK feita com mil pessoas no Brasil e mais de 17 mil pessoas em outros países apontou recentemente.

Ainda estamos atrás dos jornalistas, militares, médicos, carteiros e bombeiros.

Vamos colaborar, pessoal! Quanto menos…

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss