Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Erros de Marketing

Comida Colgate, Calcinha Bic e outras bizarrices

Por: | 01/08/2011

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Não dá para negar... é mais fácil lançar um novo produto com uma marca já existente do que lançar uma nova marca. Algumas empresas fazem isso muito bem, mas outras nem tanto. A marca Nescau, por exemplo, não é mais apenas um nome de chocolate em pó... virou uma "megabrand" com achocolatado pronto pra beber, cereal matinal, sorvete, barrinha de chocolate etc.

Apesar de parecer, decisões que envolvem extensões de linha ou lançamentos de flankers não são tão simples assim. É preciso considerar o público-alvo do novo produto, a necessidade que está sendo atendida, o impacto na imagem da marca etc.

Por exemplo: Dove começou como um sabonete com alto poder de hidratação. O que acontece quando essa marca passa a assinar um desodorante (um produto cujo maior benefício é a proteção e não a hidratação)? É preciso estudar muito bem esse movimento antes de fazê-lo, para garantir que o resultado será positivo pra todos os produtos da marca.

Para mostrar o estrago que uma decisão errada pode causar, vamos compartilhar alguns casos, no mínimo, bizarros:

- COMIDA COLGATE: o que será que passou na cabeça do dirigentes de uma empresa tão focada como a Colgate, quando decidiram lançar pratos prontos para comer com a marca de uma pasta de dente?? Aconteceu nos EUA, onde fica a sede da empresa:


 


 

 

 

- ROUPA ÍNTIMA BIC: a marca francesa de canetas (e de aparelhos de barbear que nunca decolam) já tentou lançar uma linha de calcinhas com a sua marca. Mas também não deu certo...


 


 


 


 

 

 

- DESODORANTE BURGER KING: a rede de lanchonetes decidiu colocar no mercado, por tempo limitado, um desodorante com o cheiro do seu principal hamburger, o Whopper. Imagino alguém usando esse desodorante e sendo seguido por cachorros na rua... rsrs


 


 


 


 

 

 

- LIMONADA FRITOLAY: Um dia a "Elma-Chips" americana tentou matar a sede gerada por seus salgadinhos com um produto da mesma marca. Mas o consumidor não curtiu a ideia.

 


 


 


 

 

 

 

- HIPOGLOS OFTALMICO: é difícil achar registros sobre isso, mas cerca de 15 anos atrás a marca de creme para assaduras também tinha uma pomada para passar nos olhos. Decidiram se concentrar apenas na sua especialidade, o "terceiro olho" :-)


 

 


 

- IOGURTE COSMOPOLITAN: a famosa revista americana tentou entrar para o mercado de lácteos, mas não deu certo.

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss