Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Erros de Marketing

TOP 10 ERROS DE MARKETING DE 2010

Por: | 20/12/2010

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

2010 foi marcante para o Erros de Marketing, pois foi nosso primeiro ano! Nesse período, nossos textos foram lidos mais de 250.000 vezes e passamos de 18.000 seguidores no twitter (@errosdemkt).

Acima de tudo, esse foi um ano de muito aprendizado. Publicamos mais de 150 casos de possíveis erros de execução, estratégia e planejamento ou simplesmente... de puro azar (que não deixa de ter um impacto na marca da mesma maneira). Nosso objetivo com isso não é o de difamar pessoas ou ditar o que é certo ou errado, mas o de incentivar discussões e um pensamento crítico que nos ajudarão a ter mais chances de sucesso no futuro. 

Vale a pena relembrar alguns desses casos:

TOP 10 "ESCORREGADAS" DE MARKETING DE 2010:

1) PÃO DE AÇÚCAR ELIMINA O BRASIL DA COPA DO MUNDO:
Dói só de lembrar do dia em que alguém publicou um anúncio do hipermercado Extra (patrocinador da seleção) na Folha de São Paulo lamentando a saída do Brasil da Copa, antes de termos perdido o jogo!
O grupo Pão de Açúcar diz que a culpa foi do jornal e Abílio Diniz se desculpou no Twitter. Mas ficou bem feio....

2) NESTLÉ LANÇA BEBIDA ALPINO SEM ALPINO:
Quem não se lembra desse caso? A Nestlé laçou uma linha de bebidas prontas chamada "Fast" e uma delas era de Alpino. Ou melhor, sabor Alpino, já que a própria embalagem dizia que o produto não continha Alpino. O caso gerou reclamações no Conar e manifestos na internet. A empresa foi notificada, precisou se desculpar em público e mudar o rótulo do seu produto. 

3) TOYOTA FAZ RECALL MOSTRUOSO:
Esse ano foi bem feio pra Toyota. Foram tantos recalls anunciados que a empresa precisou suspender a sua produção mundial até que todos os defeitos fossem identificados. Na internet, chegaram a dizer que a empresa ia ter que trocar o seu call center por um "recall center" e a cotação da ação da empresa, tomou um belo baque.

Mas não foi só a Toyota que precisou fazer recall. Muitas outras empresas de veículos acabaram usando esse artifício. Foram tantos recalls que os consumidores já estão se acostumando com esse absurdo...

4) O "TCHÓ TCHÓ" DA HYUNDAI NA COPA DO MUNDO:
A montadora fechou um super patrocínio pra Copa e gastou milhões pra divulgar uma campanha que tentava criar uma nova maneira pra torcer nos jogos. A idéia não pegou e ainda virou chacota. Não sei se as vendas da empresa responderam ao investimento. Mas, no mínimo, poderiam ter tido um retorno muito melhor sobre esse investimento com uma idéia melhor...

Falando em Copa do Mundo, que tal relembrar os piores planos de Marketing da Copa??

5) PROMOÇÃO DA P&G COLOCA MEDO NA POPULAÇÃO:
A P&G, eleita anunciante do ano, decidiu fazer sua primeira grande campanha corporativa no Brasil esse ano. Fechou a ação do "avião do Faustão", um remake da antiga promoção do caminhão.
Tudo parecia ir bem quando... a empresa deicidiu espalhar caixas que supostamente teriam caído de aviões no meio da cidade do Rio de Janeiro. O problema é que isso aconteceu bem no momento em que o Rio passava por um período de extrema insegurança com o conflito entre policiais e traficantes. Resultado: a mpopulação ficou com medo, o esquadrão antibomba foi chamado e a imagem rodou todos os notíciários policiais do país!

6) VOLVO E AUDI PASSAM MUITA VERGONHA:
Que tal falhar em uma apresentação ao vivo para a imprensa sobre seu novo dispositivo de segurança? E capotar o carro em plena demonstração de um novo veículo? Pior que aconteceu de verdade... 

7) PROMOÇÃO DA NESTLÉ COM BICHINHOS VIROU MICO:
Essa história ainda não terminou... mas já era pra ter terminado há muito tempo. Depois de criar uma pequena novela sobre bichinhos da flores nos intervalos da novela das 8, a Nestlé começou a vender esses bichinhos por "apenas" R$27 em produtos + R$27. Sobrou bichinho até... a promoção foi prolongada pro Natal e o preço abaixou. Mas pelo tanto de bichinhos que ainda vejo nas lojas, vamos ver pelúcias da Nestlé sendo distribuídas de graça na próxima Páscoa.

8) BURGER KING É FLAGRADO COM QUEIJO VENCIDO:
Enquanto estava veiculando uma grande campanha sobre o queijo que estava em um novo sanduíche, uma lanchonete da rede no Rio de Janeiro foi flagrada usando queijo vencido.. saiu até no Fantástico.

9) CHUVA DE TWIX VIROU GAROA:
A Mars programou uma super distribuição de Twix na avenida Paulista, em São Paulo, mas as máquinas emperraram e os consumidores viram, na verdade, um chuva de papel e uma "garoa" de chocolate.

10) CAMPANHA ELEITORAL BIZARRA DE JEFFERSON CAMILLO:
Pra fechar com chave de ouro, uma homenagem à bizarra campanha eleitoral do candidato a deputado chamado Jefferson Camillo, que tentou sensibilizar o eleitorado usando uma propaganda que mostrava 3 pessoas numa banheira de motel. Pra quem não sabe, ele não conseguiu se eleger (ficou bem longe, aliás).

A lista poderia ir mais longe. Não incluímos, por exemplo, o caso da Topper (que começou uma grande campanha sobre a invencibilidade da seleção brasileira de futsal dias antes da seleção perder), o super investimento da Schincariol sobre a Devassa  (que até agora não deu retorno), a inútil mudança da cor da lata da cerveja Brahma (pra que eles gastaram tanto divulgando isso?), etc.

Nosso desejo é que em 2011 aconteçam muito menos erros! Mas, se alguém errar, vamos estudar o caso afinal... é errando que se aprende! Bom ano novo a todos!

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss