Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Rentabilização de Clientes

O Novo Perfil Do Gestor de Marketing

O Novo Perfil Do Gestor de Marketing

Por: | 31/10/2014

eduardo@souza-aranha.com.br

Compartilhe

Em um novo mundo cada vez mais online, a prioridade das decisões estratégicas de marketing se concentra na infraestrutura tecnológica.

Esta foi a conclusão de uma elite de estrategistas de marketing das mais bem sucedidas empresas de tecnologia mundiais: salesforce.com, IBM, Oracle e Terradata.

O sucesso da gestão de marketing está cada vez mais dependente da qualidade das decisões do CMO, envolvendo a base digital da marca, e como integra-la a plataforma de CRM, database marketing, BI. Com ênfase em uma miríade de aplicativos que potencializam o uso das redes sociais e os seus resultados.

Em resumo, o que recomendam:

  • Não Delegar decisões técnicas para o seu nível gerencial ou muito menos para terceiros. Por exemplo, para a seleção da Plataforma de CRM para Vendas, Marketing ou Serviços a Clientes/Central de Relacionamento. Ou pior ainda, para aérea de TI, por não ter a visão de mercado e o conhecimento e sensibilidade para atender as  demandas do cliente.
     
  • Ir fundo na discussão do orçamento de tecnologia para marketing, seja no planejamento anual, seja na sua revisão. Principalmente, na aquisição de um recurso de alto valor estratégico ou monetário.
     
  • No processo de seleção de uma agência digital, precisa conhecer e avaliar os recursos de tecnologia por ela oferecidos. Neste processo compete a ele avaliar questões de disponibilidade, de segurança, além das questões inerentes a comunicação de marketing e sua integração com a base tecnológica da sua empresa. Pode lançar mão de um consultor? Sim, mas quem orienta as decisões e os seus critérios é o CMO.
     
  • Se reunir periodicamente com a sua equipe para avaliar a qualidade, cumprimento de prazos e o desempenho das soluções tecnológicas do que possui e do que precisa.
     

Muito complicado?!

Não. Provavelmente, muito menos do que um alto executivo de marketing da década de 90 precisava dominar, para discutir com a sua agência de propaganda a verba para o ano seguinte. Ou para aprovar uma campanha publicitária envolvendo uma montanha de dinheiro.

Comentários

Biografia

Diretor Geral da Souza Aranha Marketing de Relacionamento & CRM e membro da Academia Brasileira de Marketing

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss