Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Rentabilização de Clientes

Segundo dia da DMA 2014 em San Diego, CA

Segundo dia da DMA 2014 em San Diego, CA

Por: | 29/10/2014

eduardo@souza-aranha.com.br

Compartilhe

No segundo dia da DMA 2014 em San Diego, CA, muitas ideias e tendências do Marketing entraram em debate:

1. Prioridade Zero: Quebar os silos de dados nas empresas.

O grande entrave para a captação de dados é, normalmente, a cultura da empresa. Cada área, muitas vezes, sente-se dona dos dados gerados por ela sobre os clientes. E formata os dados para atender às especificidades do seu solicitante ou do seu departamento. E não, aos demais usuários da empresa.

O que agrava esta situação, na maioria das empresas, está  relacionada à postura de TI, que considera a área solicitante como a especificadora e proprietária do formato dos dados a serem gerados,

O que torna esta miopia alarmante é o resultado da pesquisa realizada pela Teradata, uma gigante de tecnologia nos EUA. A maioria dos altos executivos americanos acredita, piamente,que não há barreiras ao acesso de dados entre os  departamentos da sua empresa!

2. Um conceito pragmático para orientar a configuração da plataforma de CRM. Bem simples e vai ao ponto. O assim denominado Triplo C:

Contexto: planejado para orientar definição dos campos e para estruturar os dados relevantes sobre o cliente e o seu relacionamento com a marca.

Conteúdo: a ser oferecido para moldar a experiência do cliente.

Conectividade: dos canais de relacionamento para fornecer a visão 360 graus do cliente e oferecer a ele a melhor experiência.

3. De tudo o que se viu neste grande evento aqui em San Diego, a velha receita para o sucesso do  CRM continua imbativel, inclusive, para o sucesso em Big Data: Alta qualidade das pessoas envolvidas, processos, tecnologia e dados. E cada vez mais, a sua metodologia.

4.  No início da noite desta terça-feira, madrugada no Brasil, foram anunciados os vencedores do grande premio mundial de marketing direto, o Echo. A agência brasileira e/ou MRM do grupo McCann brilhou. Levou dois bronzes e um quarto lugar. Foi muito aplaudida.

5. Afinal, como prometido ontem, o que o Magic Johnson falou sobre liderança. Lembrando, ele foi o grande líder do seu time, o Lakers, vencedor cinco vezes do campeonato americano de basquete. Também liderou o Dream Team, a inesquecível seleção americana campeã do mundo. Portanto, méritos de líder não lhe faltam, pelo contrario sobram. Em resumo, disse o seguinte: "dou atenção a todo o detalhe durante o jogo, especialmente, a cada jogador que está jogando no meu time". Agora tirem as suas conclusões.

Amanhã e, diariamente, até esta sexta, tem mais. Se tiver alguma sugestão será super bem-vinda!

Comentários

Biografia

Diretor Geral da Souza Aranha Marketing de Relacionamento & CRM e membro da Academia Brasileira de Marketing

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss