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Você sabe a importância do atendimento ao cliente?

Quem busca empreender hoje tem que se preparar

Por: | 28/03/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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Com a crise ditando o ritmo da nossa economia, quem busca empreender hoje tem que se preparar em dobro para se destacar no mercado. E essa preparação tem que passar pelo atendimento ao cliente.

Não há um só case de sucesso que não valorize a excelência e o relacionamento da marca com os seus clientes. Aqui, você vai ver por que um atendimento de qualidade é tão importante e como proporcionar isso aos seus clientes:

A EXCELÊNCIA COMO VALOR PARA O SEU NEGÓCIO

A gente sabe que não existe melhor propaganda para seu negócio do que o boca a boca. O que a gente chama de marketing espontâneo é a alma de qualquer empreendimento bem-sucedido.

Afinal, ouvir um cliente falar bem de um produto ou de um serviço por vontade própria traz muito mais credibilidade para a marca do que qualquer outra publicidade que se possa fazer.

Esse tipo de marketing ganhou ainda mais força com o desenvolvimento dos meios de comunicação, que deram muito mais voz ao consumidor e mais canais para que ele possa se expressar.

A conta é simples: quanto maior é a excelência do serviço prestado, maior será o número de gente falando bem do empreendimento. Isso significa mais clientes, mais fidelidade e mais lucros.

O ATENDIMENTO AO CLIENTE COM UM DIFERENCIAL

Mas, para falar bem, o cliente precisa aprovar o atendimento. Mais que isso, ele precisa gostar tanto a ponto de contar para os seus amigos e para os seus parentes. E, para que o cliente tenha uma ótima experiência, o atendimento tem que ser bom a ponto de se destacar da qualidade à qual a pessoa está acostumada.

Por isso, o relacionamento com o cliente deve ser um diferencial do negócio, para que seja lembrado como algo extremamente positivo quando ele falar do produto, do serviço ou da marca.

AS MANEIRAS DE ATENDER BEM

O bom atendimento passa por diversos fatores que devem ser levados em conta. O principal deles é a empatia. Não adianta só olhar no olho e ser simpático: é preciso ver como o cliente enxerga o atendimento recebido. Muitas vezes, aquilo que achamos bom não é suficiente aos olhos dele.

Daí a importância das pesquisas de satisfação e outros canais (como as redes sociais) para que o consumidor possa se expressar em relação ao negócio, ao serviço ou ao produto e à marca.

Outro ponto importante é o treinamento dos funcionários. Os atendentes devem ter capacitações constantes para fazer seu trabalho com excelência.

AS PALAVRAS-CHAVE DE UM BOM ATENDIMENTO

O que não podemos perder de vista:

  • a empatia;
  • a seriedade;
  • e a agilidade na resolução dos problemas.

Se o cliente percebe que estamos comprometidos com ele, a confiança na marca vai lá em cima.

E isso se aplica não só ao atendimento presencial, mas vale também para os relacionamentos via e-mail, telefone e até mesmo no uso de atendentes virtuais (os famosos bots).

E por falar no universo virtual, agora que você já está ligado na importância do atendimento ao cliente, que tal se inscrever em nosso canal no YouTube e curtir a nossa página no Facebook para ficar por dentro de tudo que precisa para se tornar um empreendedor de sucesso?

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