Marketing Multinível (MMN): é seguro investir? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Dicas do David

Marketing Multinível (MMN): é seguro investir?

Conheça o MMN e aprenda a diferenciá-lo de Pirâmides

Por: | 31/05/2013

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Meus caros,

É cada vez mais comum sermos abordados por amigos e colegas, que nos oferecem a possibilidade de trabalhar de maneira autônoma, através do Marketing Multinível ou MMN.

Ao mesmo tempo, tenho sido questionado com frequência por pessoas que pensam em aderir ao modelo de trabalho, mas não sabem se é uma experiência confiável.

Bem, antes de qualquer coisa é preciso entender o que é Marketing Multinível e saber diferenciá-lo do Esquema de Pirâmide.

O MMN, também conhecido como Marketing de Rede, movimenta bens e serviços através de uma rede de contratantes independentes, ou seja, empreendedores que representam autonomamente um produto ou serviço.

Nesse caso, o participante pode tanto trabalhar apenas com os produtos oferecidos, como pode recrutar novos representantes - consultores ou vendedores, a depender do segmento.

O MMN tem sido constantemente confundido com um modelo comercial que existe há séculos: o Esquema de Pirâmides Financeiras, que diferente do MMN, é um modelo não sustentável, já que não lida com nenhum produto ou serviço.

Já o Esquema de Pirâmides, considerado fraude em diversos países, como o Canadá - que prevê prisão de até 5 anos para participantes -, não trabalham com nenhum produto ou serviço: você apenas deve recrutar novos participantes, sendo comissionado pelo volume de novas inscrições e inscrições que os seus inscritos gerarem.

Quando o Esquema de Pirâmide se desfaz - sim, porque uma hora acaba eles acabam caindo, pois não são sustentáveis -, todos que abandonaram seus empregos para viver dele se prejudicam também. Então fique atento!

"Mas, David. E o pessoal que tá ganhando dinheiro recrutando pessoas?"

Amigos, vale a velha máxima: o que vem fácil, vai fácil!

Aqui vão algumas características que podem ajudá-lo a reconhecer uma oportunidade legítima de MMN e um Esquema de Pirâmide:

1.       Pesquise a reputação da empresa.
Não basta perguntar ao amigo que quer te recrutar, ele está sendo treinado e motivado a convencer.
Nessa hora a internet pode ser uma grande aliada, busque nas mídias sociais, nos mecanismos de busca, em portais de notícias. Faça o seu dossiê! Veja com seus próprios olhos!

2.       Pesquise o segmento de atuação da empresa e, se possível, tente conhecer seu plano de negócio.
Vale muito a pena considerar se existem mesmo produtos sendo comercializados e se eles são o foco do negócio. Pesquisar sobre a aceitação dos consumidores também é importante.

3.       Considere o investimento que estão solicitando.

 Empresas sérias dificilmente solicitam grandes quantias deliberadamente ou sem uma garantia de retorno. Fique de olho pois as grandes fraudes começam por ai!

4.       Considere o prazo estimado para ter o seu investimento de volta.

O MMN costuma compensar o investimento muito rapidamente, então faça os cálculos de maneira realista.

5.       Reflita sobre o que a oportunidade pode representar a longo prazo: você pode crescer no negócio? É algo sustentável?

O trabalho consiste em recrutar mais do que vender? Então pense direito, pois a vizinhança, a família e os amigos uma hora esgotam.

Não dá para depender disso. 

Comentários
Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss