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Marketing das mil e uma noites

Cannes

Por: | 26/06/2011

bfurtado@aliasite.com.br

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Este ano, o Festival da Criatividade de Cannes reconheceu cases criados de forma colaborativa com o consumidor e sublinhou que resultados e fortalecimento de branding encontram-se nas histórias construídas por marcas. Histórias como no case "Decoding Jay-Z With Bing", que ganhou o GP de Integrated ao promover o tráfego de localização (mapas) para o Bing - mecanismo de busca da Microsoft - e a aproximação com jovens. A ação criada pela Droga5 de NY aproveitou o lançamento da biografia de Jay-Z, artista de hip hop norte-americano, e o utilizou como base do projeto.

 

Todas as páginas da biografia de Jay-Z foram distribuídas em vários pontos de cidades norte-americanas e algumas no exterior, conectadas com o tema do capítulo como: piscinas de hotéis, mobiliários urbanos, metrôs, quadras de basquete, mesas de sinuca, pratos de restaurantes e um game desafiou fãs em buscas destes capítulos integrando mundos on e offline em um projeto envolvente.

 

Outro destaque do festival sinaliza que histórias são potencializadas se estas marcas fizerem algo concreto para melhorar a vida das pessoas como no case premiado na categoria Titanium "Speed Camera Lottery", da DDB Estocolmo para Volkswagen. Este projeto envolve a mudança de comportamento em relação ao excesso de velocidade por meio da premiação e da diversão e não por meio da punição como habitualmente acontece. Para tanto foi instalado um radar de velocidade em um cruzamento de Estocolmo e caso o motorista passasse abaixo da quilometragem limite recebia em casa um certificado de prêmios em dinheiro, como em uma loteria. O resultado da ação mostrou uma redução de velocidade média, mostrando que o reforço positivo é poderoso e o projeto, uma ação concreta da Volkswagen pela melhoria de vida.

 

 

 

Outro conceito em destaque no evento sinaliza que marcas devem inspirar-se nos horizontes culturais, já que vivemos a era dos coletivos criativos. Este insight estimula os profissionais de marketing a romperem com os horizontes de negócios em busca de inspirações nos coletivos, nas expressões artísticas, nas expressões populares, na vida lá fora. Então vá ao teatro, ao futebol, a shows, escute música, participe de festas folclóricas, ande nas ruas e volte para casa cheio de ideias de novos projetos para sua marca com alto poder de conexão com este momento.

O festival trouxe novamente um recorde em prêmios para o Brasil, com 68 leões. Embora muitos profissionais de marketing não entendam sua importância, a premiação é sim uma faceta muito relevante do festival e até a alguns anos, a única. Precisamos lembrar que o universo do marketing ancora-se em duas plataformas: ciência e arte. E o talento, como sabemos, é fortalecido pelo reconhecimento. Porém, hoje o festival é uma experiência inspiracional avassaladora que transpõe os limites dos prêmios.

 

São palestras com VP's de Marketing como o Jonathan Mildenhall, da Coca-cola, com executivos como Eric Schmidt, Chairman do Google, ou com pensadores como Malcolm Gladwell e Edward de Bono, um ícone da criatividade. As palestras são non stop. Há também workshops e master classes em que é possível debater e aprofundar temas. Ao mesmo tempo são apresentados em outras salas, filmes de campanhas integradas, cases de design, relações públicas, promoção e ativação, cyber, marketing direto, mídia impressa, out-door, rádio, mídia e eficácia em criatividade. E detalhe: são peças globais, multidisciplinares, multicategorias e multiplataformas apresentadas no formato: problema, solução, resultado. A riqueza cultural e de pensamento insere formas muito diferentes de resolver desafios e a expressão global resulta em pura inspiração. Não importa sua área, seu negócio, sua função, vale a pena. Inclua no seu budget 2012.

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