Coragem Promocional | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Coragem Promocional

Cannes

Por: | 20/06/2011

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

O Grand Prix de Promo e Ativação do Festival de Criatividade de Cannes foi para a marca Rom - um chocolate  em barras da Romênia, pelo case criado pela BV McCann Erickson de Bucareste. A marca utiliza a bandeira do país em sua embalagem, o que a aproxima em demasia da imagem desfavorável do país perante os jovens. Diante da crise econômica, das condições de vida da Romênia e da baixa auto-estima nacional, os jovens sentiam-se descolados deste cenário e propensos a super valorizar outros países. A solução dada pela agência foi valente. O projeto teve fases e, na primeira, a embalagem foi modificada e a bandeira da Romênia substituída pela bandeira dos Estados Unidos.

A campanha contemplou um vasto projeto integrado, apresentado em inglês, supervalorizando os Estados Unidos e desafiando o nacionalismo romeno. A reação da população foi proporcional à coragem da marca e resgatou o sentimento de nacionalismo em debates acalorados na internet, passeatas e programas de televisão em defesa da bandeira romena e dos valores nacionais.

Na fase dois, a empresa revelou que não pretendia mudar para a bandeira americana, mas valorizar o país. O resultado? Aumentou as vendas em 79%, assumindo a liderança de mercado. Este case ganhou também o Grand Prix em Direct e o Bronze em PR, mostrando que segue forte rumo a um prêmio na categoria principal do festival: Titanium & Integrated.

Outro case premido foi o brasileiro "Vallet Bêbado", criado pela Ogilvy para o Boteco Ferraz & Bar Aurora, angariando prata em Promo e em Direct. Em 2010, a campanha "Conta de R$ 73.000" também foi premiada em Cannes, mostrando que sim, ameaças (fiscalização e aplicação das leis para motoristas alcoolizados) podem ser transformadas em oportunidades, em posicionamento de marcas e em transformação de cenários.

A lição destes cases: ideias corajosas geram resultados proporcionais.

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss