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Marketing como uma manifestação cultural

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Por: | 19/06/2011

bfurtado@aliasite.com.br

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Em 2002, Melinda Davies escreveu o livro A Nova Cultura do Desejo, uma reflexão sobre o consumo e o desejo contemporâneos. Já no título, Melinda referia-se ao consumo como uma manifestação cultural. A edição 2011 do Festival de Cannes, agora não mais da Propaganda, mas Festival da Criatividade, reitera que o Marketing contemporâneo é sim uma manifestação cultural. Este conceito paira na nuvem há alguns anos, mas agora é uma realidade como ferramenta de conexão. Depois de se fazer valer durante anos da psicologia, o Marketing passou a buscar seus insights mais profundos na sociologia. E não poderia ser diferente, na Era do Relacionamento, as respostas estão nos coletivos. Várias palestras fizeram menção ao tema, entre as quais a promovida pela SapientNitro: "Culture Clubbing", que abordou como as  marcas podem se fazer valer da cultura. Existem centenas de definições para cultura, mas o conceito defendido compreende a cultura como a integração entre criatividade e coletividade. E detalhe: o conceito tende a se fortalecer com a chamada Geração Millennials, que cresce e se desenvolve em coletivos criativos globais que derrubam em definitivo as fronteiras entre o Marketing, a cultura e arte.

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