Comunicação GLS | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Comunicação GLS

Comunicação

Por: | 07/06/2011

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

A Ikea é uma marca varejista do segmento de móveis, presente na Europa, EUA, Oriente Médio, Ásia e Caribe. Suas 316 lojas oferecem móveis e decorações conciliando design funcional e preços baixos. Seu público alvo são as famílias contemporâneas e por este termo entenda-se diversidade. Neste sentido, a comunicação da marca é arrojada e destemida. O que é incomum em uma marca varejista.

Coragem é um atributo de marcas inovadoras que possuem atitude normalmente associadas aos segmentos de moda. Muitas empresas preferem a segurança das soluções e formatos genéricos de comunicação, com receio de perder consumidores. Quando se trata da comunicação GLS o problema se agrava, já que poucas empresas conseguem estabelecer um diálogo ou construir uma narrativa para este público.

Como é um território pouco estudado vemos extremos: de um lado uma comunicação com mão pesada, com estereótipos, fruto de quem de fato não sabe como estabelecer a conexão, e de outro uma sutileza bege, que passa despercebida. A questão primordial do Marketing requer a definição do público alvo, para compreendê-lo, poder localizá-lo e estabelecer o diálogo.

Os raros estudos sobre o segmento, muitos realizados no exterior, sinalizam que esta comunidade é proporcionalmente mais conectada que os heterosexuais, permitindo um trabalho de comunicação dirigida na web em comunidades e portais de seu interesse. No Brasil, a Construtora Tecnisa vem realizando uma abordagem inteligente, essencialmente via internet e por meio da customização de apartamentos. É uma atitude de Marketing desprovida de preconceitos e que demonstra a compreensão da diversidade da sociedade contemporânea como no filme que ilustra este post, veiculado pela Ikea na Áustria.

Comentários

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss