Almas em rede | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Almas em rede

Redes

Por: | 08/10/2010

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

No Maximídia 2010 Juliana Sawaia do Ibope Mídia fez uma apresentação intitulada "O fenômeno das redes sociais no Brasil". A abordagem contemplou os movimentos evolutivos das Redes Sociais e os principais números. Juliana é uma apresentadora inspirada que compartilha reflexões como: "Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos.....filhos. Na mitose das gerações o comportamento digital passa do filho para o pai". Não vivemos mais como Belchior nos traduziu em sua música. Não vivemos mais como os nossos pais. Vivemos como os nosso filhos..

 

E viver como nossos filhos requer um pouco de caos e rebeldia. Na apresentação de Lara Lee da Jump Associates no evento ProXXima deste ano, ela ressaltou que para ter sucesso em comunidades de marca é preciso perder o controle sobre a rede. Pensamento que Juliana também defendeu. Este é um desafio imenso para as marcas na web, um território em que não podemos usar o que sabemos sobre gestão de marcas. Não é nada fácil para um profissional de marketing  "deixar acontecer" um movimento de marca.

 

Uma outra questão interessante levantada pelo estudo é que as redes afetam o cérebro da mesma  forma que a paixão, aumentando os índices de oxitonina - o hormônio do amor, o que explica a fascinação que sentimos ao aderir às redes sociais. O fato de um amigo "curtir" um post deixa as pessoas felizes e afetivamente recompensadas. Trocar mensagens com amigos é o principal motivo de acesso às redes (73%) e por que? Porque "quando acesso às redes não me sinto só". ....e solidão na definição de Chico Buarque é: "quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma". Aí conseguimos encontrá-la nas redes sociais...

 

Faça download da apresentação aqui.

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss