Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

O Estado do Futuro

Consciência

Por: | 06/10/2010

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

O mundo está melhorando ou piorando? Para responder esta pergunta e principalmente para agir sobre o futuro, o Núcleo de Estudos do Futuro da PUC/SP e o núcleo brasileiro do Projeto Millenium divulgaram o estudo: " O Estado do Futuro 2010 ". 

Este estudo é realizado globalmente por uma rede de futuristas que analisam as condições e os 15 desafios do planeta que são: Desenvolvimento Sustentável, Água, População e Recursos, Democratização, Perspectivas Globais e de Longo Prazo, Convergência das Tecnologias da Informação/Comunicação, Distância entre Ricos e Pobres, Saúde, Capacidade para a Tomada de Decisão, Ética Global, Paz/Conflito, Condição da Mulher, Crime Transnacional, Energia e Ciência/Tecnologia.

A apresentação feita por Rosa Alegria do NEF/PUC reconheceu a importante ausência da Educação mas apontou que a rede estuda também diversos outros temas que merecem nossa atenção, como o Millenia 2015 que trata de Questões para o Desenvolvimento da Mulher, Estudos voltados para o Clima e Cenários para o Desenvolvimento de Regiões. Envolvida com o tema há muitos anos, Rosa tornou-se a grande Curadora brasileira para o Futuro, porém não a dimensão superficial do futuro mas aquela feita de consciência do presente e atitude de mudança.

E falando em mudança o estudo apontou que em termos globais em relação a década de 1990 melhoramos nos seguintes pontos: Mais acessos à fontes de água, Taxa de alfabetização, Matrículas no ensino secundário, Proporção da população que vive com menos de US$ 1,25/dia, Queda no crescimento populacional, PIB per capita, Número de médicos por 1000 pessoas, Taxa de mortalidade infantil, Expectativa de vida ao nascer, Proporção de mulheres nos parlamentos, Número de conflitos armados e Disponibilidade de alimentos.

Porém pioramos nos seguintes aspectos: Emissões de CO2, Anomalia da temperatura global, População que participa de eleições, Desemprego, Consumo de energia derivada de combustíveis, Nível de corrupção, Pessoas mortas e feridas em atentados terroristas, Refugiados de países e Crimes cibernéticos.

Os dados regionais podem ser conferidos no estudo completo comercializado pelo Projeto Millenium e os contatos do capítulo brasileiro você encontra aqui. Para reforçar os motivos pelos quais devemos estudar, divulgar, agir e fazer um futuro diferente leia o post: O Marketing da Responsabilidade.

 

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss