Estudos sobre a Maturidade | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Estudos sobre a Maturidade

Comportamento

Por: | 15/08/2010

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Nos últimos dois anos aconteceu um despertar sobre a importância de ampliar o conhecimento sobre a Maturidade. Até recentemente tínhamos bem poucas pesquisas sobre os segmentos etários acima de 60 anos. O setor de saúde dispõe de muitos estudos com foco em cuidados e nas transformações físicas e psicológicas do idoso, mas dispomos de poucas pesquisas em relação aos hábitos e atitudes.

O termo Maturidade é mais adequado porque a Terceira Idade é um dos segmentos da Maturidade, já que a Quarta Idade (acima de 80/85 anos) tem sido o grupo que mais cresce em muitos países e os Centenários não são mais casos isolados. Para quem está interessando no tema (e se você está envelhecendo deveria...) há algumas fontes interessantes.

Em 2.003 a GFK realizou um estudo bacanérrimo denominado Panorama da Maturidade que terá nova onda este ano. Outra fonte interessante é o estudo publicado no livro "Panorama Comparativo do Lazer da Terceira Idade" escrito por Maria de Lourdes Bacha, Jorgina Santos e Vivian Strehlau do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Apesar de o título ressaltar o lazer, o estudo aprofunda diversos temas com destaque para uma revisão bibliográfica caprichada sobre o envelhecimento. Outra pesquisa interessante divulgada este ano é o "Mercado da Senioridade" realizado pela empresa Somatório Pesquisa & Informações para Brasil Data Sênior Comunicação. A maturidade deveria inspirar mais pesquisas e reflexões já que em termos etários é o grupo que mais cresce e existem ainda poucos negócios direcionados. O tal do mar azul.

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss