Casas Contemporâneas - Acumulação | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Casas Contemporâneas - Acumulação

Comportamento

Por: | 12/07/2010

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Há algum tempo fiz um post sobre o www.normalroom.com um site em que são postadas fotos de casas normais, daquelas que não saem em revistas. Descobri que os sites de imobiliárias são ainda mais reais com imagens sem qualquer produção e que refletem a forma como as pessoas ocupam suas casas.

 

Os móveis e os eletrodomésticos, por exemplo, cresceram, mas nem todos possuem imóveis amplos para acomodá-los. Soma-se a este aspecto a disponibilidade de crédito dos últimos anos que estimulou o consumo de eletrodomésticos e móveis e temos casas entulhadas.

 

Uma das constatações destes passeios virtuais por imobiliárias é que as camas de casal não aparecem apenas na suíte principal. Em um imóvel de 120m² que vi em uma imobiliária, os três quartos possuíam cama de casal. O que será? Jovens espaçosos? Avós residindo junto com seus filhos adultos? Ou a cama de casal para quem dorme sozinho tornou-se uma aspiração possível? E temos não apenas mais camas de casal mas também o aumento do uso dos modelos Queen e King, que são camas com dimensões maiores.

 

Armários cobrem a maior porção de parede possível e como os computadores ficam junto com seus usuários, requerem um móvel específico que terá que encontrar seu espaço em quartos cujos armários mal conseguem abrir as portas. Se a chaise longue - aquele sofá que você fica praticamente deitado - não cabe na sala para ver TV, cria-se um atalho com pufs, que convivem com a mesinha de centro ou tornam-se a mesinha de centro. Os eletrodomésticos cresceram também para cima e para os lados e os portáteis são incontáveis. Como as lavanderias tornaram-se minúsculas em muitos projetos, a sacada tornou-se o quintal para secar roupas. E muitas sacadas tornaram-se também depósitos de brinquedos, de esteiras abandonadas e moradia de animais domésticos.

 

É possível ver muitas coisas fora dos armários porque faltam espaços. Mas também porque estamos acumulando mais coisas. Temos aqui uma oportunidade para os segmentos envolvidos como móveis, eletrodomésticos e afins, conceberem usos múltiplos em um mesmo produto, como a lavadora que é também secadora de roupas. Convergência. Mas também está na hora de revermos por que optamos viver sem espaço e conviver com objetos que não usamos mais ou por que precisamos de tantos objetos para viver?  A vida não pode ser mais simples?

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss