Visões para 2010 ? Colaboração e co-criação | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Visões para 2010 ? Colaboração e co-criação

2010

Por: | 17/12/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Este tema tem sido efervescente nas áreas de marketing e comunicação nos últimos anos e também tem muita conexão com esta época de fim de ano, em que a gente revisa nossas vidas, atitudes e o relacionamento com outras pessoas.

Recentemente assisti a uma apresentação do Augusto de Franco - escritor, consultor e criador da Escola-de-Redes, espaço de investigação e experimentação sobre redes sociais. Augusto apresentou provocações instigantes de como as redes são a antítese da hierarquia, por oferecerem caminhos múltiplos, enquanto as hierarquias implicam em acessos únicos verticalizados.

Parafraseando Gandhi quando disse que a paz é o caminho para a paz, Augusto sinalizou que o caminho para uma sociedade colaborativa é a cooperação. Ou seja, se você não mudar sua prática cooperativa, não vai conhecer a cooperação.

Nos últimos anos surgiram muitos produtos, serviços e negócios que utilizam um sistema colaborativo entre pessoas e empresas. A co-criação que inclui grupos multidisciplinares e consumidores é uma das grandes tendências e uma inspiração para nossas vidas.

Cooperação é um exercício de generosidade. E precisamos dela para tornar a vida mais leve. Se funciona para desenvolver negócios, não funcionaria para desenvolver relações melhores, mais evoluídas e mais gratificantes entre pessoas? Parece óbvio não é? E por que a gente não pratica? Por que então não tentar fazer de nossas vidas também um exercício de cooperação e colaboração? Lembre-se: toda energia gerada sempre volta pra você.

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss