O herói revisitado | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

O herói revisitado

Comportamento

Por: | 15/12/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Qual é o seu modelo de herói? Infalível, justo e perfeito? Nosso padrão dos seres extraordinários, dos super-heróis, mudou? Tudo mudou, darling, como diria a estilista Edna Moda, do filme Os Incríveis.

Prova disso são os últimos filmes da franquia 007. Nosso herói agora fica sujo, sangra. Seus cabelos, antes impecáveis em qualquer situação, mostram-se desalinhados. Ele é sensível, erra, é manipulado por uma mulher e mata intencionalmente.

A mudança do modelo de herói é tão profunda que até no universo de quadrinhos os super-heróis mostram-se inseguros e falíveis. Humanos, darling, humanos...

Na revista em quadrinhos Crise Infinita, Superman, Batman e Mulher Maravilha debatem-se com o tema do assassinato deliberado. Nosso arquétipo de herói mudou para incorporar as falhas humanas.

Para o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, arquétipos são "imagens psíquicas do inconsciente coletivo que são patrimônio comum da humanidade". Com isso, ele quer dizer que herdamos modelos e os transmitimos para as próximas gerações.

Porém, o modelo que as gerações presentes irão repassar inclui o desencanto e a sensação de que a cavalaria poderá não chegar para nos salvar. Será que está mudando o conceito de seres extraordinários do universo imaginário?

O que aparentemente pode parecer desanimador pode significar a construção de um novo arquétipo. Quem sabe podemos ter mais heróis da realidade. Como Adriano Levandowski de Miranda, que, a despeito do perigo e da sujeira, jogou-se no Rio Pinheiros, em São Paulo, para salvar uma criança de três anos. Nós, o novo arquétipo de seres extraordinários. Não seria o máximo?

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss