O Coelho de Alice | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

O Coelho de Alice

Comportamento

Por: | 09/12/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Há quanto tempo foi o dia das crianças? Dois meses? Não parece que foi há dois anos? Na sua vida não aconteceram 200 mil projetos entre outubro e hoje? A velocidade que imprimimos em nossas vidas na atualidade mudou a percepção coletiva de passagem de tempo.

Hoje, todos somos o Coelho de Alice no País das Maravilhas, que diz durante toda a fábula: "estou atrasado, estou atrasado...". Nossas tarefas e projetos diários não cabem em nossas agendas. As demandas profissionais não cabem em nossa semana. Nossos sonhos não cabem em nossos bolsos. As carências dos nossos não cabem em nossa atenção. A resposta para todas estas impossibilidades é velocidade. E com ela a percepção de tempo diminui.

Por exemplo, planejamentos de dois anos tornaram-se muito remotos. A cada ano diminui o número de empresas que trabalham com cenários longevos, que dedicam atenção aos novos projetos não afetos à operação do dia a dia, à visão de longo prazo. Outro efeito é no dia a dia. Duas semanas é prazo suficiente para qualquer projeto da atualidade. Ou o que couber dele neste prazo - que dependendo do trabalho é até longo. Afinal, não vivemos mais a era dos trabalhos impecáveis, dos conceitos elaborados, mas dos trabalhos rápidos, ágeis.

Fizemos escolhas. Diz um ditado popular, a propósito de projetos contemporâneos, que "existem três atributos essenciais: rápido, bem-feito e barato. Porém, você só pode escolher dois. Se é rápido e barato, não pode ser bem-feito. Se é bem-feito e barato, não pode ser rápido. Se é bem-feito e rápido, não pode ser barato."

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss